Agentes de saúde fraudulentos estão enganando os habitantes de São Bernardo, particularmente nas regiões dos bairros Alves Dias, Taboão e Jordanópolis. A informação se espalha entre os residentes e adverte que criminosos estão invadindo casas sob a alegação de fazer um recadastramento. Na realidade, eles recolhem documentos, tiram fotos, registram a biometria e utilizam essas informações para solicitar empréstimos bancários em nome das vítimas.
Após a denúncia, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Bernardo divulgou um aviso à população. Segundo a entidade, os agentes de saúde comunitária que operam na cidade sempre fazem visitas devidamente identificados, usando crachás e coletes do SUS. Adicionalmente, todos estão ligados às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e não prestam serviços que requerem fotografias ou coleta de dados biométricos.
A prefeitura também declarou que nenhuma unidade de saúde recebeu notificação oficial dessas ocorrências até o momento. Em caso de suspeita de fraude, aconselha-se que os residentes não forneçam dados pessoais e contatem a GCM (Guarda Civil Municipal) ou a Polícia Militar para reportar a abordagem abusiva.















