Os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) reagiram à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma taxa de 50% sobre os produtos brasileiros com uma combinação de celebração, críticas ao governo Lula e evasivas em relação aos impactos na economia.
Trump declarou nesta quarta-feira, 9, que a sobretaxa começará a valer a partir de 1º de agosto. Ele explicou a decisão como uma reação às medidas contra Bolsonaro e às plataformas digitais no STF (Supremo Tribunal Federal). Trump afirmou: “A maneira como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder de grande respeito mundial, é uma desgraça internacional”. “Esse julgamento não deveria estar acontecendo. É uma caça às bruxas que precisa acabar IMEDIATAMENTE!”, escreveu.
Bolsonaristas usaram as críticas a Lula pelos possíveis impactos negativos na economia como uma forma de evitar se opor à decisão de Trump. Não houve declarações significativas sobre o impacto negativo para produtores e empresários brasileiros. O anúncio feito na tarde desta quarta-feira provocou uma alta no dólar e uma queda na Bolsa de Valores.
















