Esposa do ator também revelou como o encontrou no quarto; neurocirurgião explicou os procedimentos
Tony Ramos concedeu a primeira entrevista após receber alta hospitalar, no Rio de Janeiro. Ao
“Fantástico”, deste domingo (26), o artista e sua esposa, Lidiane Barbosa, relembraram os momentos angustiantes nos últimos dias, celebraram a boa recuperação depois das duas cirurgias no cérebro e agradeceram o apoio dos fãs.
No dia 16 de maio, o ator se sentiu mal e foi levado às pressas para o Hospital Samaritano, em Botafogo. Paulo Niemeyer Filho, neurocirurgião responsável pelos procedimentos, falou ao programa dominical que Tony estava em “coma superficial” quando chegou à unidade hospitalar.
“Ele já não atendia, não se comunicava, não abria os olhos”, disse o especialista.
Após realizar os exames, o artista foi diagnosticado com hematoma subdural crônico. “E um hematoma que se forma ao longo dos meses depois de alguma batida na cabeça. Às vezes, é tão sútil que o paciente nem se lembra que teve. Depois de um mês ou dois, começa a ter dor de cabeça ou uma dificuldade para falar se for do lado esquerdo, ou começa a ter uma dificuldade para assinar”, explicou Niemeyer.
O acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio de Tony ocupava todo o lado esquerdo de sua cabeça. O hematoma empurrou o cérebro, e os ventrículos que produzem o líquido cerebral ficaram inteiramente na parte direita. Após realizar a primeira cirurgia de drenagem, o artista voltou a ficar sonolento e confuso enquanto ainda se recuperava no hospital.
Novos exames foram feitos e constataram que um novo hematoma, no mesmo lado que o primeiro, havia se formado por causa de um distúrbio na coagulação sanguínea. Uma segunda saída foi aberta para a drenagem do sangue e a coagulação foi corrigida com uma transfusão de plaquetas. O neurocirurgião, por sua vez, afirmou que o artista encontra-se “bem” após os dois procedimentos.
“Ele vai voltar bem, ele está ótimo. Não tem nenhum problema, teve uma recuperação plena”, garantiu.
















