Home / Transporte / Após quase dois anos operando em contrato emergencial, Santo André abre licitação para subconcessão do Terminal da Vila Luzita

Após quase dois anos operando em contrato emergencial, Santo André abre licitação para subconcessão do Terminal da Vila Luzita

Empresa vencedora será obrigada a fazer investimentos no sistema

Após 20 meses operando em contrato emergencial, com a falência da Expresso Guarará, a SATrans, autarquia municipal que gerencia o transporte coletivo em Santo André, disponibilizou nesta segunda-feira (11) o edital para a subconcessão do sistema que atenderá a região da Vila Luzita.

Atualmente a empresa que opera em contrato emergencial é a Suzantur, alvo de críticas do atual prefeito, Paulo Serra (PSDB), na época da campanha. Em entrevista a Radio ABC em 2016, Paulo Serra afirmou que faria o edital no primeiro dia de governo.

“Sim, nós vamos abrir a concorrência [licitação] no primeiro dia de governo”, 

O edital prevê a completa modernização de três estações (Estádio, Miguel Couto e Dom Pedro I) e a construção das novas paradas Xavantes e Guarará, esta última em substituição à estação Rua do Amaro, que será demolida. A vencedora da concorrência terá ainda que recuperar o pavimento do corredor e realizar a fresagem e recapeamento das faixas da avenida destinadas aos carros e bicicletas. Além disso, a empresa vai adquirir, implantar e realizar manutenção de 40 abrigos em pontos de parada.

Exigências

No edital também está previsto que todos os ônibus serão equipados com wi-fi, câmeras digitais de monitoramento, porta USB para carregamento de celular nos assentos e tecnologia de GPS, dotados de sistema de informação digital para acompanhamento das linhas disponíveis com horário previsto de chegada.

O prefeito Paulo Serra reforça que a população ganhará um serviço com muito mais qualidade.

“Fizemos um trabalho complexo e detalhado para que tudo pudesse ser encaixado neste edital dentro de uma viabilidade econômica para a cidade. Damos mais um importante passo para a melhoria que queremos implementar no sistema de transporte público em Santo André, proporcionando um serviço eficiente e que atenda os usuários com dignidade, respeito e conforto”, afirmou.

Marcado: