Home / ABC / Santo André / Líder do Movimento Livres em Santo André, Rafael Resende é pré-candidato a deputado federal para 2022

Líder do Movimento Livres em Santo André, Rafael Resende é pré-candidato a deputado federal para 2022

O empreendedor e consultor em Gestão Pública, Rafael Resende, é pré-candidato a deputado federal. Aos 34 anos de idade, ele é um dos pré-candidatos mais jovens do Grande ABC, mas já possui uma vasta experiência na militância política e na Gestão Pública.


Além de Líder Livres, Rafael também é membro do movimento Agora! E da Rede RenovaBR, e aluno do Programa Prolíder. Em 2018, fundou o programa Líderes Municipais, que atuou na formação de 22 candidatos a vereador, e prefeito entre homens e mulheres para as eleições de 2020, em todo o Brasil, de forma gratuita. Desses 22, 8 foram eleitos vereadores, em 4 Estados.


O Livres é um movimento de renovação política que defende o chamado “Liberalismo por Inteiro”, ou seja, o Liberalismo tanto na Economia, quanto nos Costumes.
Rafael afirma que, no Livres, aprendeu uma das lições mais importantes de sua vida: ser necessariamente de direita, ou de esquerda, pode limitar o nosso pensamento, o nosso senso crítico, e até mesmo o nosso senso de justiça. Segundo ele, a briga entre esses extremos tornou-se uma espécie de “Fla-Flu”, com cada lado defendendo o seu político de estimação (Bolsonaro X Lula).


Ainda segundo ele, o Livres consegue detectar o que há de ruim dos dois lados, e afirma que devemos defender uma terceira via, não apenas visando a eleição presidencial de 2022, mas também na nossa política de uma forma geral.

“O verdadeiro Liberalismo que defendemos consegue enxergar a necessidade do equilíbrio entre responsabilidade econômica e fiscal, e responsabilidade social. Conseguimos caminhar ao lado de pautas positivas tanto da Direita quanto da Esquerda, e para isso prezamos por algo fundamental em qualquer democracia: o diálogo!”