Home / Política / Marcelo Oliveira anuncia o local para a instalação do Instituto Federal em Mauá.

Marcelo Oliveira anuncia o local para a instalação do Instituto Federal em Mauá.

A administração municipal de Mauá progrediu na construção do seu primeiro campus do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo). Na sexta reunião pública do Plano Plurianual Participativo (2026-2029), realizada nesta segunda-feira (16) na Vila Assis Brasil, o prefeito Marcelo Oliveira (PT) revelou o local selecionado para abrigar a unidade: o edifício da antiga Faculdade Fama, situado na Vila Noêmia. O presidente Lula já havia confirmado a vinda do Instituto Federal para a cidade em fevereiro de 2024.

A determinação do local resultou de negociações entre o governo local e representantes da entidade. Na sexta-feira passada (13), secretários municipais se reuniram com representantes do Instituto Federal e apresentaram um relatório minucioso sobre os principais fatores de empregabilidade da cidade. O documento, produzido pelas pastas de Educação, Relações Institucionais, Trabalho, Renda e Empreendedorismo, e Desenvolvimento Econômico, servirá como referência para estabelecer as diretrizes curriculares do novo campus.

Marcelo Oliveira acredita que a implementação do IFSP responde diretamente às principais necessidades da população identificadas nas audiências do PPA. “A qualificação dos trabalhadores de Mauá, na própria cidade, é uma demanda constante.” “Agora, esse sonho está se concretizando”, declarou.

A previsão é que o novo campus habilite até 800 estudantes anualmente, expandindo consideravelmente as chances de educação técnica para os jovens e trabalhadores de Mauá. O prédio da antiga Fama foi selecionado de forma estratégica: o local requer poucas modificações estruturais e os fundos federais para o projeto devem ser liberados em breve.

A fase seguinte do processo envolve a organização de audiências públicas específicas, onde a comunidade poderá oferecer sugestões para o modelo pedagógico e administrativo da nova instituição, assegurando que ela corresponda de maneira eficaz às demandas locais.

A instalação do Instituto Federal em Mauá atende a um anseio antigo por mais chances de formação técnica e acesso à educação pública de alta qualidade – um tópico constante nas discussões do PPA Participativo.