spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Projetos que instituem auxílio financeiro a mulheres vítimas de violência doméstica avançam na Alesp 

Duas propostas de mesmo teor receberam o aval da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher; outros quatro PLs e dois requerimentos também foram acatados pelo colegiado

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo deu aval, na tarde desta terça-feira (19), a dois projetos de lei que instituem o pagamento de auxílio financeiro a mulheres vítimas de violência doméstica. Além disso, o colegiado aprovou outros quatro projetos e dois requerimentos.

Suporte

“Esse Projeto de Lei é uma forma de dizer ‘você não precisa voltar, você precisa da sua independência financeira, da sua autonomia’. Na prática, o objetivo é garantir que as mulheres se defendam, não voltem para os companheiros de maneira forçada e quebrem um ciclo de violência”, comentou a deputada Professora Bebel (PT), autora do PL 1090/2023, aprovado pela comissão.

A outra proposta aprovada é o Projeto de Lei 134/2023, de autoria da deputada Paula da Bancada Feminista (Psol), que também versa, com algumas diferenças em seus métodos, sobre o pagamento de um auxílio financeiro para mulheres vítimas de violência.

A intenção, como explicou Bebel, é fazer com que essas cidadãs não fiquem presas financeiramente ao companheiro agressor. Muitas dessas mulheres, além da violência, sofrem relações abusivas economicamente, que restringem sua autonomia e impedem que tenham recursos até para a própria subsistência.

“É notório que a denúncia da violência, o término de uma relação abusiva e a saída de um ciclo de violência não dependem de uma escolha da pessoa exposta a ela. Dadas as condições impostas por estruturas patriarcais, o trabalho reprodutivo é socialmente atribuído às mulheres e de forma não remunerada, sendo um dos mecanismos de restrição à sua autonomia financeira”, explica a deputada Paula da Bancada Feminista na justificativa de sua propositura.

Outro projeto de lei que dá suporte a mulheres em vulnerabilidade aprovado nesta tarde foi o PL 1141/2023, da deputada Analice Fernandes (PSDB). A proposta obriga hotéis, motéis e similares a adotarem medidas de apoio a mulheres que se sintam em situações de risco.

Entre essas medidas estão a capacitação de funcionários para lidar com situações desse tipo, a disponibilização de um abrigo ou de um meio de transporte para que a mulher se retire do local onde existe o risco e a rápida comunicação com autoridades policiais.

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles