spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Municípios do Alto Tietê fecham IEGM do último ano com nota C

Apenas Guararema registrou queda no índice do Tribunal de Contas

Todos os 12 municípios do Alto Tietê receberam nota C ou C+ no IEGM- Índice de Efetividade da Gestão Municipal do ano de 2023, no levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) foi criado em 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo para medir a eficiência das Prefeituras paulistas. Com foco em infraestrutura e processos, avalia a eficiência das políticas públicas em sete setores da administração saúde, planejamento, educação, gestão fiscal, proteção aos cidadãos (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação.

Guarulhos foi a única cidade do Alto Tietê a apresentar melhora no índice em relação ao ano anterior, transitando de C para C+, enquanto Guararema se isolou como único município da região a ter queda de sua nota, passando de B para C+.
Veja as notas dos 12 municípios:

  1. Arujá —  C+
  2. Biritiba Mirim — C
  3. Ferraz de Vasconselos — C
  4. Guararema — C+
  5. Guarulhos — C+
  6. Itaquaquicetuba — C
  7. Mogi das Cruzes — C+
  8. Poá — C
  9. Salesópolis — C
  10. Santa Branca — C
  11. Santa Isabel — C
  12. Suzano — C+

O indicador prevê cinco faixas de classificação das administrações: ‘altamente efetiva’ (nota A), ‘muito efetiva’ (B+), ‘efetiva’ (B), ‘em fase de adequação’ (C+) e com ‘baixo nível de adequação’ (C).

Sérgio Ciquera Rossi, Secretário-Diretor Geral da Corte, comentou o baixo índice dos municípios paulistas como um todo. “O que mais importa na ação do Tribunal de Contas é o resultado das políticas públicas. E o IEG-M veio para indicar onde estão os pontos fracos dos municípios em razão de problemas de gestão”, disse.

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles