SP tem uma delegacia especializada no combate à intolerância e ao preconceito: é a Decradi

0

Delegacia De Crimes Raciais E Delitos De Intolerância é vinculada ao DHPP é voltada à defesa de minorias, grupos vulneráveis e pessoas passíveis de exclusão social

Atuar em defesa daqueles que são alvo de algum tipo de tentativa de exclusão social. Esse é o dia-a-dia dos agentes da Polícia Civil que integram a Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância). Criada em 2006, a unidade faz parte do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

Delegada titular da Decradi, Daniela Branco revela que “os   delitos   de intolerância relacionados à raça, cor, etnia e procedência nacional são o de maior incidência”. Para ela, o acirramento dos ânimos em todo país tem agravado essa situação.

Daniela explica ainda que a Decradi atua não apenas na investigação de crimes, mas também no monitoramento e na prevenção deste tipo de delito.

“São realizadas operações, ora voltadas para o cadastro de membros de grupos de intolerância, ora de monitoramento de eventos com o intuito de evitar a atuação destes indivíduos”, afirma. 

Dentre os eventos fiscalizados, estão feriados nacionais e internacionais e encontros e festas típicas de diferentes comunidades, além de feriados nacionais e internacionais. 

Para ela, uma eficaz maneira de prevenir o aumento destes crimes reside exatamente nos trabalhos de investigação e exposição.

“Acreditamos que diante da divulgação da elucidação de um caso de racismo, por exemplo, haja uma inibição da ação de outros potenciais autores”, defende.

Além de atender pessoalmente as vítimas e testemunhas, a Decradi também lida com grande demanda de crimes registrados por meios eletrônicos, além das denúncias encaminhadas por órgãos como a Defensoria Pública, o Ministério Público, Secretaria de Justiça e de Defesa da Cidadania, OAB, DDH – 100 e disque denúncia – 181.

Serviço:

Decradi – Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância

Rua Brigadeiro Tobias, 527 – Centro, São Paulo (SP).

(11) 3311-3555/ 3311-3556.

E-mail: decradi@policiacivil.sp.gov.br.