spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Santo André e O Dia Mundial da Água

Por Fabio Picarelli


O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março. A data surgiu nos anos 90, sendo criada pela Assembleia Geral da ONU através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993. Mais de 70% de todo o planeta Terra é coberto por água. Daí, a importância em sua preservação e conscientização a nível mundial, bem como o incentivo de políticas públicas contra seu uso inadequado.


O tema é de suma importância para reflexões, e ainda, uma ótima oportunidade para celebrar essa riqueza natural.


Em Santo André foi criado pela Prefeitura em 2003 o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, que é uma Unidade de Conservação, de proteção integral para conservar os recursos naturais de Mata Atlântica. Entre esses recursos as nascentes do Rio Grande, principal formador da represa Billings e do rio Pinheiros.


Na grave crise hídrica do Estado de São Paulo, a água captada no braço do Rio Grande abasteceu os demais reservatórios como o da Cantareira.
O Município de Santo André sempre primou pelo verde e pela água, uma vez que mais de 54 % do seu território é área preservada e de mananciais, elementos essenciais para a captação de água. Somados, macrozona de proteção ambiental, as duas Unidades de Conservação (Parque do Pedroso e Parque Nascentes de Paranapiacaba) mais os parques urbanos da cidade, totalizam 61 % de área verde.


A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Meio Ambiente desenvolve várias ações para aumentar a consciência pública sobre a importância da preservação da água e do meio ambiente. Como exemplo, encaminhará Projeto de Lei ao Legislativo propondo instituir a “Semana da Água”. Além disso, a Secretaria realiza um trabalho de fiscalização por terra e ar limitando empreendimentos de impacto nas regiões que existem grandes concentrações de nascente, promove ações demolitórias face a construções irregulares em áreas de mananciais se dedicando a conservação, preservação, proteção e desenvolvimento dos recursos hídricos.


Fabio Picarelli – Secretário do Meio Ambiente de Santo André

Bastidor Político
Bastidor Políticohttp://www.bastidorpolitico.com.br
Redação do site Bastidor Político. Veículo criado em 2016 com intuito de levar os bastidores da informação.

Popular Articles