Home / Brasil / PolĂ­cia Federal emite Nota contra Sergio Moro

PolĂ­cia Federal emite Nota contra Sergio Moro

Na tarde desta terça-feira (15/2) a Polícia Federal emitiu uma Nota Oficial contra o ex-juiz Federal, Sergio Moro. O motivo foi as afirmações de Moro em sua entrevista a Rádio Jovem Pan.

Veja a Nota

 Em entrevista na segunda-feira (14/02) à Jovem Pan, o ex-ministro Sergio Moro fez descabidos ataques à Polícia Federal. A bem da verdade, consideramos importante esclarecer:

Moro mente quando diz que “hoje nĂŁo tem ninguĂ©m no Brasil sendo investigado e preso por grande corrupção”. A PolĂ­cia Federal efetuou mais de mil prisões, apenas por crimes de corrupção, nos Ăşltimos trĂŞs anos.

Neste mesmo perĂ­odo, a PF realizou 1.728 operações contra esse tipo de crime. Somente em 2020, foram deflagradas 654 ações – maior Ă­ndice dos Ăşltimos quatro anos.

Moro também faz ilações ao afirmar que “esse é o resultado de quantos superintendentes eles afastaram e que estavam fazendo o trabalho deles”.

O ex-ministro não aponta qual fato ou crime tenha conhecimento e que a PF estaria se omitindo a investigar. Tampouco qual inquérito policial em andamento tenha sido alvo de ingerência política ou da administração.

Vale ressaltar que a Polícia Federal vai muito além da repressão aos crimes de corrupção. Em 2021, bateu recorde de operações. No total, foram quase dez mil ações, aumento de 34% em relação ao ano anterior.

O ex-juiz confunde, de forma deliberada, as funções da PF. O papel da corporação não é produzir espetáculos. O dever da Polícia é conduzir investigações, desconectadas de interesses político-partidários.

Moro desconhece a Polícia Federal e negou conhecê-la quando teve a chance. Enquanto Ministro da Justiça não participou dos principais debates que envolviam assuntos de interesse da PF e de seus servidores.

Com o intuito de preservar a imagem de umas das mais respeitadas e confiáveis instituições brasileiras, a Polícia Federal repudia a afirmação feita pelo pré-candidato Moro de que a corporação não tem autonomia.

Por fim, a PF – instituição de Estado – mantĂ©m-se firme no combate ao crime organizado, Ă  corrupção e nĂŁo deve ser usada como trampolim para projetos eleitorais.

A PolĂ­cia Federal