97 FM, a primeira rádio rock do Brasil era do ABC

Por Victor Rodrigues

Antes mesmo da 89 e da Kiss FM existirem, no ABC paulista, mais precisamente em Santo André surgia a 97 FM “A Rádio Rock”, fundada no final de 1983 sediada em um prédio redondo entre as esquinas da Av. Gilda e Pereira Barreto.


Considerada a primeira emissora de rádio Brasileira a apostar em uma programação dedicada exclusivamente ao rock. Apoiou inumeras bandas de rock brasileiras, algumas até hoje na ativa, Camisa de Venus, Legião Urbana, Ira, Plebe Rude, Capital Inicial; Inocentes, dentre outras.

Autointitulando-se “a primeira rádio rock” do país, teve como seu principal locutor Edson Sant’Anna Júnior, mais conhecido como Jota Erre, e tinha como sua principal concorrente a 89 FM.

Uma característica da 97 FM era não tocar o óbvio, enquanto em outras rádios você só ouvia “Eu não matei Joana d’Arc”, “Sinca Chamboard” ou “Só o fim”, do Camisa de Vênus, na 97 FM tocavam outras faixas como “O adventista”, “Pronto pro suicídio” e “Meu primo Zé”… Parecia que a programação não era “orientada” pelo que as gravadoras queriam.

Infelizmente, no início dos anos 90 a rádio se mudou para a capital paulista (Avenida paulista) e optou por uma programação no perfil dance music, que fez com quem a Rádio mudasse de nome para “Energia 97”, que até hoje está em atividade.

Meu marido Rubão pediu pra te enviar esse video sua vez de chorar professor!!!!

Posted by Marina Rodrigues on Sunday, January 17, 2016