Ribeirão Pires intensifica trabalho em parceria com Instituto Ayrton Senna

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Secretaria de Educação avança na coleta de dados para acompanhar desempenho e evolução de estudantes do Fundamental I

A Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Ribeirão Pires está intensificando as ações de acompanhamento da evolução dos alunos da rede municipal. Para as turmas de 1° ao 3° ano do Fundamental I, o trabalho é feito em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS), pelo programa Gestão da Política de Alfabetização.

Por meio de cartazes fixados em sala de aula, uma das ferramentas utilizadas no programa, os gestores da Educação Municipal coletam, com apoio dos professores, dados como a frequência dos estudantes e participação nas atividades propostas. Essas informações são inseridas mensalmente no sistema “Panorama”, do IAS, que gera relatórios que permitem traçar o perfil das turmas.

Neste mês, além da rotina dos alunos, estão sendo inseridos os resultados das avaliações diagnósticas em português e matemática aplicadas em fevereiro deste ano, para identificar o nível de aprendizado dos alunos nas disciplinas.

“A partir dos relatórios, vamos conhecer melhor as necessidades pedagógicas individuais dos alunos e das turmas. Estamos, com este trabalho, mapeando as salas de aula e verificando quais precisam de maior acompanhamento e atuação mais intensa para a recomposição de aprendizagem”, explicou a orientadora educacional do Fundamental I, Luzinaide Klen.

A rede municipal de ensino de Ribeirão Pires tem 1.367 alunos matriculados em nove escolas que atendem turmas do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental. Além do Gestão da Política de Alfabetização, a Secretaria de Educação e o Instituto Ayrton Senna têm parceria nas ações do programa Gestor Nota 10, direcionado à melhoria do desempenho dos profissionais da rede.