spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Quarteirão da Educação é aguardado com ansiedade por moradores de Diadema

CEU de Diadema vai oferecer 1,8 mil vagas para estudantes, além de quadras, salas de ginástica, piscinas, teatro e cineteatro  

É difícil encontrar em Diadema algo mais aguardado do que o Quarteirão da Educação. Pelo menos é o que se constata ao conversar com moradores que residem ao lado do canteiro de obras do futuro complexo educacional, esportivo e cultural que a Prefeitura está construindo na rua Pau do Café, no Jardim Promissão, e já está com mais de 40% de seu projeto executado.

Sinovaldo Tavares, 45 anos, há 36 na comunidade do Jardim Promissão, é um dos mais entusiasmados. “Com certeza, não tenha dúvida!”, é a sua resposta, rindo, quando perguntando se pretende matricular o filho Fabrício, de 8 anos, no Quarteirão.

O outro filho do morador, de 14 anos, está fora na faixa etária que será beneficiada por uma das 1,8 mil vagas abertas pelo escolão: 260 para estudantes de 0 a 3 anos, 512 de 4 a 5 anos, 869 do Ensino Fundamental (1º aos 5º anos) e 224 da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Mesmo assim, o filho mais velho, e toda a comunidade, serão beneficiados pela CEU de Diadema, como já está sendo chamado o complexo. Serão 25 mil metros quadrados de área construída, e além das escolas, amplos espaços para práticas esportivas e culturais de qualidade: quadras poliesportivas, salas de ginástica, piscinas cobertas para aulas de natação, hidroginástica e atividades recreativas, além de teatro e cineteatro.

“Isso tudo vem pra engrandecer o nosso bairro, a nossa comunidade, vem nos fortalecer e nos dá dignidade”, resume Sinovaldo.

Sobre a possibilidade de usufruir de tudo que o Quarteirão vai oferecer, o morador é direto.  “Com certeza vou querer frequentar, acompanhar as crianças. A comunidade é carente desses espaços de cultura, esporte e lazer. A gente precisa investir onde mais precisa, como está sendo feito agora”, e completa, abrindo um sorriso: “Quem sabe com essa quadra eu não volto a jogar nos veteranos”.

Natália Fialho, 30 anos, há 13 morando na comunidade, é outra animada com a possibilidade de colocar os filhos, de 9 e 7 anos, no CEU de Diadema. Ela afirma que conhecia complexos educacionais de outros municípios e que ficou surpresa com esse mesmo conceito sendo implementado em Diadema.  

“Nossa, fiquei muito feliz porque as crianças vão ter ainda mais vontade de ir pra escola e poder se desenvolver nos estudos”, afirma.

Ela falou também sobre a possibilidade de os moradores terem novas opções de cultura e esporte. “A comunidade tem muitas pessoas carentes. Você sabendo que vai poder trazer as crianças para brincar em um lugar fechado, em um ambiente familiar, é bem mais tranquilo.”

O investimento na obra é de R$ 138 milhões e a expectativa que o Quarteirão da Educação comece a atender a comunidade em 2024.

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles