Pais reclamam de ‘pegadinha’ da Sony com sistema de pagamento que dá poder de compra online para crianças

Empresa não quis se pronunciar

Para estancar a venda de jogos piratas de seus consoles, a Sony – empresa responsável pelo Playstion- criou na quarta versão de seu console o sistema de jogos online, na qual os usuários precisam manter jogos originais em seus aparelhos para poder entrar na rede da empresa e interagir com os usuários.

Através do Store Sony, os usuários podem comprar via cartão de crédito os jogos e baixá-los. A obrigatoriedade de se cadastrar um cartão de crédito para que os usuários possam desfrutar dos jogos em rede tem gerado diversas reclamações de pais que não são avisados de compras realizadas na plataforma Sony.

De acordo com as informações obtidas pelo site Bastidor Político, a Sony obriga o usuário a cadastrar um cartão de crédito no primeiro acesso de criação de ID (identificação do usuário) e assim, poder jogar em rede, porém, esse primeiro cadastro geralmente é feito pela própria criança, gerando depois compras inevitáveis.

“Meu filho estava na casa da avó e cadastrou o cartão dela. Minha mãe não entende de compras online, logo em seguida meu filho começou a comprar acessórios para um jogo gratuito, gerando uma fatura de quase mil reais. Mas a Sony não avisa o responsável pelo cartão sobre as compras”, explicou Camila Ferreira.

Sobre o sistema Sony de compras ela complementa.

“Só depois que chega a fatura e você reclama no Central de Relacionamento, a empresa, é que a empresa avisa que pode inserir uma senha de segurança. Como uma pessoa leiga em informática vai fazer isso?”, questionou.

De acordo com Camila, após entrar em contato com a central de relacionamento, a Sony garantiu o estorno do valor gasto, porém, depois de dias voltou atrás na decisão deixando a cliente com o prejuízo.

“Gerardo (24/10/2018 19:48:05): Seu reembolso será processado de volta para o seu cartão de crédito como um gesto único de boa vontade, e poderia levar um período de dois ciclos de faturamento para postar em seu cartão de crédito”, prometeu um representante Sony.

“Já foi verificado seu e foi informado que seu caso foi encaminhado para o setor encarregado, eles verificaram e não é possivel realizar uma exceção de reembolso dado que todas as compras da PSN são definitivas, desculpe mas neste caso não temos algum outro procedimento a lhe informar”, disse outro representante

No site Reclame Aqui casos como esse são relatados.

“Olá , comprei um joguinho pro meu filho a alguns meses no meu cartão e a senha fica salva. Ele usou meu cartão sete vezes seguidas comprando jogos, no valor de quase R$ 350,00 . Como faço pra cancelar essas compras feitas por uma criança?”, Disse Thaís

“A Sony dá poder de compra para crianças, afinal, eles sabem através do ID, a idade do usuário, como deixam que façam compras sem nenhum sistema de controle para os pais”, criticou outro pai.

Entramos em contato com a Sony, através da assessoria de imprensa, porém, a empresa não quis se pronunciar.