Facebook lança ferramentas para combater notícias falsas

Mark Zuckerberg, chief executive officer of Facebook Inc., speaks during the Facebook F8 Developers Conference in San Francisco, California, U.S., on Wednesday, March 25, 2015. Zuckerberg plans to unveil tools that let application makers reach the social network's audience while helping the company boost revenue. Photographer: David Paul Morris/Bloomberg via Getty Images

O Facebook anunciou ontem ferramentas para evitar que notícias falsas se espalhem pela plataforma, o que representa uma reação às crescentes críticas de que a rede social não agiu para combater o problema durante a campanha das eleições presidenciais americanas deste ano. Por enquanto, as novidades estão disponíveis apenas para alguns usuários nos Estados Unidos.

Ao longo de todo o ano, surgiram várias controvérsias envolvendo a forma como a rede social monitora e policia o conteúdo produzido por seu 1,8 bilhão de usuários. A companhia fundada por Mark Zuckerberg ressaltou que as novas ferramentas são parte de um processo em curso para refinar e testar o modo como o Facebook lida com notícias falsas.

 

Mark Zuckerberg, chief executive officer of Facebook Inc., speaks during the Facebook F8 Developers Conference in San Francisco, California, U.S., on Wednesday, March 25, 2015. Zuckerberg plans to unveil tools that let application makers reach the social network's audience while helping the company boost revenue. Photographer: David Paul Morris/Bloomberg via Getty Images

Segundo a empresa, os usuários acharão mais fácil indicar que uma notícia em sua timeline é falsa. Já os artigos considerados falsos pelo Poynter Institute’s International Fact Checking Network, uma instituição parceira do Facebook, receberão uma espécie de aviso indicando que aquele post é “questionado por terceiros”, e haverá um link para um texto da companhia de fact-checking explicando o motivo. Uma vez marcados como questionados, os artigos não poderão mais ser promovidos (quando as empresas pagam para que o conteúdo apareça para mais gente).

A rede social também vai trabalhar com organizações de fact-checking como PolitiFact, Snopes e FactCheck.org, e com ABC News e Associated Press para identificar conteúdos falsos. Contudo, esses textos não serão eliminados do site:

— Se algo está sendo questionado, nós vamos fazer com que você saiba. Mas você ainda poderá compartilhá-lo, porque nós acreditamos em dar voz às pessoas — afirmou Adam Mosseri, vice-presidente de Gestão de Produto do Facebook.