spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Covid-19: governo de SP aposta na redução de casos e mortes, mas estudo mostra que há duas epidemias

Fonte EBC

Governo diz que capital paulista atingiu platô, mas estudo lembra que a cidade tem duas epidemias de coronavírus, a dos pobres e a dos ricos.

Segundo a Secretaria de Saúde do estado, o número de óbitos pela Covid-19 na capital paulista ainda é alto, mas tem parado de subir. A cada semana cerca de 700 pessoas morrem em função da doença na cidade São Paulo. Essa média tem se mantido nas últimas seis semanas.

O dado foi comemorado pelo governador João Doria, que já aposta em uma redução no número de mortes.

Mas, enquanto o governo fala em estabilização, um estudo mostra que nos bairros mais pobres o índice de infecção por coronavírus é de 16%, enquanto nos bairros mais ricos o número é duas vezes e meio menor, 6,5%. Na média, pouco mais de 11% da população adulta de São Paulo está infectada, o que dá quase 958 mil pessoas.

A desigualdade também é visível pela cor da pele e escolaridade. O número de pessoas que testou positivo para o coronavírus é 4,5 vezes maior entre os que não completaram o ensino fundamental do que entre as pessoas que tem curso superior. Quase 23% contra 5%.

Pessoas que se auto declaram pretas também têm 2,5 vezes mais chances de estar infectada que uma pessoa que se declara branca.

O estudo faz parte de um inquerito soroepidemiológico que está sendo desenvolvido por pesquisadores da USP, IBOPE, Grupo Fleury, Instituto Semeia e o projeto Todos pela Saúde. Para o Coordenador da Pesquisa, Celso Granato, são duas epidemias diferentes.

Para a professora da Faculdade de Medicina da USP, Beatriz Tess, a desigualdade já era esperada, mas o resultado mede o tamanho do abismo que separam as pessoas.

Para fazer a pesquisa foram feitos testes em 1.183 pessoas escolhidas por amostragem em 115 setores censitários da capital paulista. Em cada setor foram sorteadas 12 residências e foram feitos exames em todos os moradores de cada casa. A pesquisa foi feita entre os dias 15 e 24 de junho, por isso, os dados dizem respeito a no máximo 3 semanas atrás.

Nessa quarta feira (1), o estado de São Paulo ultrapassou os 15 mil óbitos por coronavírus e foram confirmados quase 290 mil casos de coronavírus no estado.

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles