spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Santo André inicia construção do Complexo Maurício de Medeiros

Projeto contempla canalização do córrego, implantação de vias marginais e outras benfeitorias para a região dos bairros Jardim Irene e Cata Preta

Moradores dos bairros Jardim Irene e Cata Preta, em Santo André, receberam nesta quinta-feira (7) uma notícia que vai mudar o dia a dia dos moradores da região: foi assinada a ordem de serviço para construção do Complexo Maurício de Medeiros, obra grandiosa que contemplará a canalização do córrego, a implantação de duas vias marginais e outras benfeitorias.

“Essa obra vai trazer muita dignidade para essas pessoas que sonharam com isso e agora estão vendo o sonho começar a se tornar realidade. Será o mesmo impacto que o Complexo Cassaquera proporcionou para a região do Centreville e Humaitá, ou que a Avenida Capitão Mario Toledo de Camargo levou para a Vila Luzita”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

As intervenções têm por objetivo minimizar problemas viários, de infraestrutura e saneamento, em uma região de grande densidade populacional. Atualmente, o descarte irregular de resíduos no Córrego Maurício de Medeiros coloca os moradores do entorno sob riscos de contaminação, de infecção por animais, de obstrução do fluxo d’água e consequente alagamento em função de transbordamento e possíveis perdas materiais e humanas.

Além disso, a qualidade atual do asfalto é precária, sem a existência de proteções às margens do córrego. As novas vias, além de proporcionarem conforto e segurança para pedestres e motoristas, ainda vão promover valorização imobiliária e o desenvolvimento urbano. 

As obras também ajudarão a reduzir o trânsito na Estrada Cata Preta, dando aos condutores uma nova opção viária para acessar a região, que nos últimos anos já foi beneficiada com creche, unidade de saúde, campo de futebol e outros investimentos.

A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Paulo Serra, que estava acompanhado dos secretários Vitor Mazzeti Filho (Infraestrutura e Serviços Urbanos), Ivo de Lima (Habitação e Regularização Fundiária), além de vereadores e representantes das empresas que compõem o consórcio responsável pela execução da obra.

“Este é um local com condição urbana de estrutura praticamente inexistente. Agora anunciamos o início das obras de uma nova avenida, trazendo infraestrutura, com duas pistas de cada lado, canalização, iluminação de LED, ampliação da Escola Parque, enfim, tudo o que tem de bom na nossa cidade está chegando nessa região. Estamos felizes, é um dia histórico proporcionar isso aos moradores”, continuou Paulo Serra.

O investimento na obra será de R$ 104.310.452,55, com verba oriunda da CAF (Banco Andino de Desenvolvimento da América Latina). As intervenções integram o programa Sanear Santo André.

Estão previstas as canalizações do Córrego Maurício de Medeiros (que é um afluente do Córrego Guarará) e de um trecho do Córrego André Magini, com as instalações de mais de 600 metros de tubulação de ramais, sete grelhas de captação, 18 bocas de lobo, 11 bocas de leão e travessias (aduelas). Estas intervenções deverão minimizar pontos de alagamento históricos daquela região.

Já na parte viária do projeto, serão implantadas duas pistas (uma no sentido bairro e outra no sentido Avenida Capitão Mario Toledo de Camargo), cada uma com duas faixas de rolamento, quatro opções de retorno, 69 postes e 79 luminárias LED, além do asfaltamento de algumas vias adjacentes.

Outra benfeitoria que está associada é a ampliação de 12.800 m² da Escola Parque Cata Preta, proporcionando ainda mais qualidade de vida e opções de lazer e esporte para a população daquela região.

Para que a obra pudesse ser colocada em prática, a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária realizou duas ações. Na primeira fase, promoveu urbanização e contenção de encostas com remoção inicial de 62 famílias e depois, no segundo procedimento, removeu 206 famílias que viviam às margens do córrego. Consequentemente, as pessoas foram encaminhadas para programas como aluguel social, ‘Minha Casa, Minha Vida’ e ‘Casa Paulista’.

“Tivemos que fazer a retirada de famílias, mas nenhuma pessoa ficou sem acolhimento na cidade. Fizemos o cadastramento, sabemos quem morava aqui efetivamente, então quem estava originalmente a nossa secretaria cuidou. Então nenhum morador ficou desamparado, porque é dessa forma que a gente conduz as políticas sociais na nossa cidade”, finalizou o prefeito Paulo Serra.

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles