spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Estação Pirelli será reativada em Santo André

Em visita à Feira da Fraternidade no aniversário da cidade, governador Tarcísio de Freitas anuncia projeto para novo equipamento da CPTM que fará parte da linha 10-Turquesa

A linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terá uma nova estação para atender a uma demanda antiga dos passageiros de Santo André. Nesta segunda-feira (8), dia em que a cidade completou 471 anos, o governador Tarcísio de Freitas esteve na Feira da Fraternidade e autorizou a elaboração dos projetos para a construção da estação ABC, que vai funcionar no mesmo local da antiga parada Pirelli, desativada em 2006.

“É uma estação que vem sendo demandada há muito tempo e que colocamos como prioridade. Foi um compromisso que nós assumimos e determinamos à CPTM o início imediato dos projetos de engenharia levando em consideração, num primeiro momento, o atendimento à linha 10 e também possivelmente à linha 14, que virá e vai sair de Santo André, cortar a zona leste de São Paulo e terminar em Guarulhos”, afirmou Tarcísio.

O projeto básico da estação ABC será contratado pela CPTM, com prazo de 18 meses para conclusão. Depois disso, o Estado poderá estabelecer os cronogramas de abertura das licitações para o projeto executivo e execução das obras.

“A gente não poderia ter um presente maior do que a presença do governador do Estado, anunciando um compromisso de campanha, que juntos vamos tirar do papel. Já entregamos a modernização da Avenida dos Estados e recebemos recursos para a saúde, estamos muito felizes com mais esse anúncio importante, uma grande conquista nos 471 anos da cidade”, destacou o prefeito Paulo Serra.

Com demanda estimada de 15 mil passageiros por dia, a estação ABC ficará entre as estações Santo André e Capuava da linha 10-Turquesa. Futuramente, ela também será integrada à linha 14-Ônix, interligando Santo André a Guarulhos.

“A retomada dos estudos e projetos para reativar a Estação ABC é um passo importante em direção a um sistema de transporte público mais eficiente, acessível e integrado para todos. A nova estação será uma solução para a mobilidade de 15 mil passageiros diariamente e que terá um impacto positivo em toda a rede de transportes”, declarou o secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve.

O Governo de São Paulo ainda faz análises preliminares para que a estação ABC integre o futuro projeto do Trem Intercidades entre a capital e a Baixada Santista.

“A futura estação ABC será estratégica para o município de Santo André captando novas demandas, desafogando a estação central, potencializando o intenso desenvolvimento urbano da região, propondo a implantação de empreendimentos associados e incentivando as atuais e futuras atividades comerciais”, afirmou o presidente da CPTM, Pedro Moro.

A estação será 100% acessível e terá itens de conforto e segurança aos passageiros como escadas rolantes e elevadores, além de bicicletário gratuito – mediante cadastro, como ocorre nos demais locais que oferecem o serviço.

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles