spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Projeto Mapa Cultural Periférico revela ações

 culturais de Santo André e São Bernardo

Realizada pelo coletivo MDDF, iniciativa tem como objetivo dar visibilidade aos fazedores de cultura das periferias dos  municípios

Santo André, 2 de março de 2023 – O MDDF (Movimento de Defesa dos Direitos dos Moradores de Favelas de Santo André) está com um novo projeto que coloca em cena artistas, fazedores de cultura, movimentos sociais e coletivos, além de iniciativas que ocorrem nas periferias dos municípios de Santo André e São Bernardo do Campo que se tornaram importantes instrumentos de transformação social. Batizado de Mapa Cultural Periférico, o projeto será lançado oficialmente neste sábado (4), às 17h, por meio do canal do YouTube e do Facebook da instituição (@MDDFsantoandre).

“O Mapa Cultural Periférico visa revelar, por meio do audiovisual, as diversas expressões culturais existentes nas periferias de Santo André e de São Bernardo do Campo, traçando um mapa virtual de onde elas ocorrem”, explica Rômulo Santos Barbosa, responsável pelas 12 produções audiovisuais que serão feitas com os seguintes temas: cotidiano na periferia, LGBTQIA+, cultura, esporte, religião, valorização artística, economia criativa e arte na quebrada.

Na live deste sábado, além de ser apresentado o projeto, será lançado o primeiro documentário desenvolvido. O conteúdo retrata a Batalha do Rudge, evento realizado por jovens no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, que visa compartilhar arte, cultura e manifestações políticas, sociais, ambientais e de diversos outros temas por meio de batalhas de rima.

Durante a transmissão ao vivo, também serão abordados outros documentários que integram o projeto, como Bateria Ritmonstro (grupo formado na Vila Suíça), Mocidade de Ouro (escola de futebol no Jardim Cristiane) e Pontos de Fiandeiras (coletivo teatral formado em 2011). A live será acessível para surdos e mudos, ou seja, terá intérprete de libras.

O projeto Mapa Cultural Periférico começou a ser realizado no ano passado, com recursos do Ministério da Cultura, do Governo Federal. O conteúdo produzido acontece por meio de oficinas que contam com o apoio e a participação de artistas, fazedores de cultura, movimentos e coletivos sociais, lideranças comunitárias e moradores de comunidades de Santo André e de São Bernardo do Campo. Todas as produções ficarão disponíveis no canal do YouTube do MDDF

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles