Alunos de Artes Plásticas de Rio Grande visitam o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo

Nesta quarta-feira (11), as quatro turmas do curso de Artes Plásticas do Teatro Municipal Primeira-Dama Zulmira Jardim Teixeira visitaram o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo.  Os 21 alunos foram acompanhados pelo Instrutor de Arte Reginaldo Moura, da Coordenadora Pedagógica Vera Lúcia e da Gestora do Teatro de Rio Grande da Serra, Claudete Cavalcanti.

Circular da Cultura

O objetivo principal da visita foi contemplar a exposição do 36º Panorama da Arte Brasileira: Sertão. A excursão foi monitorada pelo educador Gregório, do próprio museu, que de modo bem didático e pedagógico expôs as obras de arte, procurando dialogar com os alunos acerca das questões da leitura e da interpretação dos diversos trabalhos artísticos com a temática do sertão.

Outro objetivo deste passeio foi proporcionar aos alunos e apoiadores um estímulo para a ampliação do conhecimento artístico, a fim de desenvolver visualmente aquilo que é moderno e contemporâneo. A interação dos alunos com as obras foi vivenciada com maior amplitude em razão da mediação do educador Gregório, que estimulou o interesse dos discentes para que todos pudessem enxergar todas as possibilidades que a arte tem a oferecer – nas expressões das ideias, sentimentos, pensamentos, entre outras -, e que existem diversas formas de produzir arte, desde uma “simples” instalação até uma escultura tridimensional feita com gravetos.