Ex-secretário de Cultura acusa prefeitura de ‘Sufocar Manifestações Culturais’, após retirada de esculturas

0

Após a retirada por parte da prefeitura de Ribeirão Pires das esculturas que estavam na rampa de acesso para a Tenda Multicultural, o ex-secretário de Cultura da cidade, Guto Volpi acusou a nova administração de sufocar as manifestações culturais no município e questionou a atuação do Conselho de Cultura e Turismo.

 “Eu acredito que qualquer cidadão sabe a noção do valor da cultura na nossa sociedade, acho que infelizmente estamos tratando de respeito à esses valores, estamos passando por uma gestão que novamente sufoca todas as linguagens e manifestações culturais da nossa cidade, o projeto do museu a céu aberto é contemporâneo e turístico, turismo de que tanto se fala em Ribeirão e se pratica de forma contrária . Aí pergunto cadê a atuação do conselho de cultura ou de turismo ?”, questionou Guto Volpi.

De acordo com a avaliação do ex-secretário, a atual administração não mostrou mudança  em relação a gestão anterior nas ações de cultura. “Essa gestão parece estar seguindo o mesmo rumo da gestão anterior, que não conseguiu por em prática absolutamente nada nos quesitos culturais , dança , música, museu, teatro , etc.

As esculturas de Paulo Acencio, Lucio Bitencourt, Rodrigo Bitencourt, Mauricio Chaer, Sarro entre outros, foram produzidas para homenagear o Dia Internacional das Mulheres em 2011 e fazia parte do projeto do Museu a Céu Aberto. Nosso site entrou em contato com a prefeitura para saber para onde foram levadas as obras, porém até o momento não obtivemos respostas.