spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Sendo a primeira do ABC, SAMU Mauá completa 16 anos

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Mauá, na Grande SP, completa nesta quarta-feira (16), seu 16º aniversário. Instalado na cidade em setembro de 2004, foi a primeira base do serviço na região do ABC.

Focados em salvar vidas, as equipes lidam diariamente com ocorrências diversas, o que torna o dia a dia imprevisível. Alguns casos são mais simples, outros mais complexos. A adrenalina é constante e o objetivo exclusivo é garantir o bem-estar do cidadão Mauaense, como destaca o coordenador-geral André Luiz da Silva Galutti.

Com o menor tempo resposta possível, a base de Mauá atende as cidades de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Coordenadores: Eletéia Lilian da Silva Moraes André Luiz da Silva Galutti,Marcos Roberto Domingos, Luiz Felipe Goulart

A estrutura operacional é expressiva considerando o número de habitantes. São 2 Unidades de Suporte Avançado (USA), que contam com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor; 5 Unidades de Suporte Básico (USB), que operam com técnico de enfermagem e condutor; e quatro motolâncias, com o técnico de enfermagem e enfermeiro.

Motolância

O SAMU recebe regulação externa, com as demandas das ruas, quando internas, que são as transferências inter-hospitalares. O serviço é acionado pelo número 192, que funciona 24 horas e dá acesso a uma Central de Regulação. O serviço conta com 39 médicos, 26 enfermeiros, 48 auxiliares e técnicos de enfermagem e 48 condutores.

Origem do SAMU:

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um atendimento médico utilizado em casos de emergência. Foi idealizado na França, em 1986, como Service d’Aide Medicale d’ Urgence – que faz uso da mesma sigla “SAMU”.

No Brasil, é oferecido pelo governo federal em parceria com prefeituras, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar.

Popular Articles