spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Liberal protestando contra tarifa de ônibus é incoerência ideológica

Por Samuel Boss

As tarifas de ônibus foram reajustadas em quase toda Grande São Paulo neste início de 2019. Porém o que chama a atenção são os protestos que estão sendo encabeçados pelos “liberais”, defensores do Estado mínimo e  da livre iniciativa do mercado.

O público da nova direita que acreditou no discurso de crescimento econômico do Dória e do Bolsonaro sem a interferência do Estado, agora clama pela interferência do Estado para abaixar a tarifa ajustada.

O aumento da tarifa do transporte é dado, através de uma exigência das empresas “privadas” ao governo municipal e estadual. As empresas, que ditam o tom de mercado, apresentam uma planilha de custos com funcionários, impostos, combustíveis e manutenção e assim, forçam o prefeito e o governador a dar o aumento. E eles dão!

O modus operandis dos empresários é face nua e crua da livre iniciativa de mercado, e por assim, ser, deveria ser respeitado pelos liberais, ou não? 

E o discurso de “Estado mínimo”, na qual se defende  estabelecer a menor interferência do governo nas decisões do povo e da iniciativa privada? Vira lenda nessas manifestações. Blá blá bla!

O liberal não pode exigir menos interferência do Estado e liberdade para a iniciativa privada ( e depois que isso se torna real), pedirem interferência do estado para barrar a liberdade do mercado. Soa no mínimo incoerente, para não dizer demagogo.

O que vemos é que no Liberalismo brasileiro a única livre iniciativa que se tem de fato, é a politicagem.

Só para lembrar: Não é por vinte centavos!

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles