spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Diadema inaugura mais uma unidade do Centro de Atenção à Inclusão Social

Equipamento vai ampliar em 200 vagas a capacidade de atendimento aos estudantes da rede municipal que são público alvo da educação inclusiva

Será inaugurada, nesta sexta (8), a segunda unidade do Centro de Atenção à Inclusão Social, o CAIS II, como parte das comemorações do aniversário da cidade. O evento ocorre às 11h no Centro de Formação e Educação Integral Thereza Lino, na Rua Santa Bárbara 489, no Bairro Canhema. O espaço deve proporcionar a ampliação do atendimento em 200 novas vagas durante o próximo ano, somando-se aos 430 estudantes que já são atendidos na primeira unidade do CAIS.


Desde 1993, o sistema de atendimento do CAIS promove suporte pedagógico especializado à rede municipal de ensino e implementa as diretrizes e políticas da Educação Inclusiva, prestando atendimento a todos os estudantes da rede com algum tipo de deficiência, da Educação Infantil à EJA. O objetivo é ampliar o debate sobre a inclusão escolar social por meio da formação continuada de professores e de cursos direcionados aos familiares e outros profissionais. 
O novo espaço vai oferecer, entre outros serviços, Atendimento Educacional Especializado (AEE) com foco na estimulação precoce, grupo de orientação e formação para famílias, itinerância em 91 escolas atendendo aos professores em horários de trabalho, atendimento à comunidade com deficiência tardia adquirida, formação permanente com a rede municipal, 25 salas com recursos para serem utilizados no contraturno escolar e atividade física adaptada, com foco na promoção da igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas em todos os aspectos. 


O propósito, segundo Ana Cláudia Martins, coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, é garantir a todos o direito de aprender e de se desenvolver. “Com a nova unidade, vamos conseguir ampliar o número de vagas, acabar com a fila de espera e descentralizar o atendimento para outras regiões do município, facilitando o acesso das famílias. O nosso foco é proporcionar o desenvolvimento das habilidades físicas, comunicativas, cognitivas, de autocuidado e de estabelecimento de relações interpessoais dos estudantes com algum tipo de deficiência, promovendo autonomia e inclusão social ainda na primeira infância.”
Além disso, o espaço ainda contará com atividades e práticas específicas centradas nas famílias, apoio à formação dos educadores e funcionários da rede municipal de ensino e planejamento de atividades com base no interesse de professores atuantes na Educação Especial e com conhecimento das deficiências e transtornos atendidos, favorecendo a inclusão dos estudantes no ensino comum.

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles