SP inicia nesta quarta a vacinação contra Covid em pessoas de 55 a 59 anos que tenham comorbidades

0

O estado de São Paulo começou nesta quarta-feira (12) a vacinar contra a Covid-19 pessoas com idade entre 55 e 59 anos que tenham doenças preexistentes que agravam os quadros da Covid, as chamadas comorbidades. O governo estadual estima que 900 mil pessoas estejam nesse grupo.

A vacinação de grávidas e puérperas com comorbidades, prevista para começar nesta terça, foi suspensa em todo o estado após a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar que a vacina da AstraZeneca/Fiocruz não seja aplicada neste público.

Nada mudou, no entanto, para pessoas com deficiência permanente com idade entre 55 e 59 anos e metroviários e ferroviários – todos esses continuam entre os que podem receber as doses.

Datas de vacinação:

  • Pessoas com deficiência permanente entre 55 e 59 anos: 11 de maio
  • Funcionários do Metrô de SP e CPTM: 11 de maio
  • Pessoas de 55 a 59 anos de idade com comorbidades: 12 de maio
  • Pessoas de 50 a 54 anos de idade com comorbidades: 14 de maio

Na segunda-feira (10), pessoas com Síndrome de Down, pacientes transplantados e pacientes renais em diálise, de 18 a 59 anos, também começaram a ser vacinados.

O próximo grupo no calendário estadual será o de pessoas com comorbidades com idade entre 50 e 54 anos com doenças preexistentes ou deficiência permanente.

E na próxima terça, dia 18, motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais começarão a ser imunizados. Segundo o governo estadual, 165 mil pessoas vão receber a vacina nesta etapa.