spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

TCU diz que mais de 600 mil pessoas receberam auxílio emergencial sem ter direito

Fonte: EBC

O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou indícios de irregularidades no auxílio emergencial de mais de 620 mil beneficiários. Os auxílios recebidos irregularmente somam mais de R$1 bilhão.

Pessoas com renda acima do limite, servidores públicos e até mortos estão na lista dos beneficiários do auxilio emergencial, criado para ajudar desempregados, autônomos e trabalhadores de baixa renda atingidos pela crise, instituída pela pandemia do novo coronavírus. O TCU identificou ainda pagamentos do benefício a quem está recebendo seguro-desemprego e auxílio-reclusão.

38% das irregularidades encontradas são de empresários que não são microempreendedores individuais. Segundo o TCU, 235 mil empresários tiveram acesso ao benefício de R$ 600.

Para chegar as inconsistências, o TCU fez cruzamento dos dados dos beneficiários com bancos de dados da Receita Federal e do INSS, por exemplo. As informações estão no Relatório de Acompanhamento de dados, relacionados às ações de combate à Covid-19, divulgado dia 8 de julho.

O governo federal tem 15 dias para indicar ao TCU medidas para reduzir os índices de inconsistências. De acordo com o Ministério da Cidadania, responsável pelo programa, cerca de 400 mil benefícios foram bloqueados antes mesmo do relatório do TCU. Destes, 61 mil funcionários públicos, 46% do total apontado pelo TCU, e 2.300 presidiários.

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles