Bolsonaro é eleito ‘Pessoa Corrupta do Ano’ pela OCCRP

0

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), foi eleito a Pessoa Corrupta do Ano de 2020′ pelo Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP). O consórcio de jornalismo investigativo e independente analisa e reporta casos de crime organizado e corrupção em países da Europa Oriental, Ásia Central e América Central

Eleito após o escândalo ‘Lava Jato’ como candidato anticorrupção, Bolsonaro se cercou de figuras corruptas, usou propaganda para promover sua agenda populista, minou o sistema de justiça e travou uma guerra destrutiva contra a Amazônia”, descreveu o site oficial da organização como justificativa para o título.

Segundo o texto, Bolsonaro venceu ‘por pouco outros dois líderes populistas’. Seriam eles Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e Recep Tayyip Erdoğan, presidente da Turquia. “Ambos os finalistas também lucraram com a propaganda, minaram as instituições democráticas em seus países, politizaram seus sistemas de Justiça, rejeitaram acordos multilaterais, recompensaram círculos internos corruptos e moveram seus países da lei e da ordem democráticas para a autocracia”.

Já receberam o título de ‘Pessoa Corrupta do Ano’ pela organização nomes como Nicolás Maduro (2016) e Vladimir Putin (2014).