Consórcio consegue apoio do Governo Federal para piscinão contra enchentes no Grande ABC

0

Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto prometeu buscar alternativas para projeto de reservatório na divisa entre São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São Paulo

Pauta antiga do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a construção do Piscinão Jaboticabal, que trará impacto regional no combate às enchentes, terá apoio financeiro do Governo Federal. A informação foi repassada pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, aos prefeitos das sete cidades, que estiveram no Palácio dos Bandeirantes na manhã desta quarta-feira (14/3) para um segundo debate com o governador João Doria sobre ações que minimizem os impactos das chuvas na região.

O ministro afirmou que a pasta federal vai avaliar a possibilidade de utilização de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço(FGTS) para a construção do reservatório. Canuto também disse que outra opção para tirar o projeto do papel é a obtenção de linhas de crédito para investimento nas obras e em desapropriações.

“Vamos buscar todas as alterativas viáveis para esse pleito antigo e necessário para a região”, afirmou o ministro.

A construção do Piscinão Jaboticabal nas proximidades da Rodovia Anchieta e na confluência entre os ribeirões dos Couros e dos Meninos, na divisa entre São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São Paulo, é uma demanda antiga do Consórcio. O custo de implantação é estimado em R$ 392,8 milhões, beneficiando 931,9 mil habitantes da região. O reservatório terá capacidade para receber 900 mil metros cúbicos de água.