Secretária de Educação faz balanço dos 100 dias de Governo

0

A Prefeitura de Ribeirão Pres está vivendo um novo processo de mudanças  e retomadas de serviços. A Secretária de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, Flávia Banwart, falou um  pouco mais sobre as ações da pasta. Confira a entrevista:
Como foram os  primeiros 100 dias de gestão na Educação?
FB:  Realizamos uma análise para identificar os principais desafios da nova gestão, já que encontramos uma situação de sucateamento dos serviços públicos e baixa ao estima do funcionalismo para exercer suas funções. Visitamos e conversamos com os profissionais que atuam na educação do município que deram base para as nossas ações.
Quais foram as principais ações neste primeiros meses?
FB: Reorganizamos a Secretaria, enxugando o quadro de funcionários de 59 para 40; fizemos a manutenção e reposição de peças nos ônibus escolares; convocamos professores aprovados no concurso público; estamos criando e reativando novos lactários em todas as creches; implantamos projeto de acompanhamento de peso e altura dos alunos com consultas de nutricionista e pediatra;  conseguimos a redução do desperdício da merenda em cerca de 47%.; houve o resgate do Desfile Cívico com a participação de 3 mil alunos; distribuição de fraldas e produtos de higiene que não havia em estoque, entre outras ações internas.
Quais são as metas para 2017?
FB: Para os próximos meses estamos focando em  diversas ações que impactará em melhorias educacionais como: Discussão do Plano Municipal de Educação, atualização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); abertura  do processo seletivo para contratação de professores temporários que acontecerá em maio. Além disso,  nossa gestão está promovendo formações continuadas com os coordenadores que são os multiplicadores nas escolas;  estamos realizando estudos para melhorias e otimização dos espaços físicos para implantação de creche parcial e a criação do Departamento de Avaliação e Acompanhamento Social Educacional;  Na área de equipamento escolar, havia as obras abandonadas de construção três quadras esportivas que serão construídas e beneficiarão centenas de alunos.
Para finalizar, deixe uma mensagem aos munícipes.
FB: Quero agradecer primeiramente ao prefeito Kiko Teixeira e seu vice  Gabriel Roncon que estão apoiando nossas ações e pela oportunidade de contribuir com um setor tão importante na cidade. Com certeza, está sendo privilégio e um aprendizado diário. Lembrando que a Rede Municipal tem profissionais competentes que contribuem para os resultados positivos e melhoria da qualidade de ensino, mas para isso peço o apoio da  comunidade escolar.