Mauá promove ação de combate ao câncer

0

 

Atividade Quartas Culturais Rosa levou serviços para auxiliar a autoestima das mulheres que passam pelo tratamento

O Fundo Social de Mauá promoveu nesta quarta-feira (18) uma série de atividades sobre a conscientização do câncer de mama pelo Quartas Culturais Rosa. As ações fazem parte da agenda de celebração do Outubro Rosa, campanha internacional de conscientização com objetivo de alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

As atividades desta quarta aconteceram na Praça 22 de Novembro, região central da cidade, e incluíram informações nutricionais, e serviços para melhorar a autoestima das mulheres, como design de sobrancelha, maquiagem, aula com diferentes opções de uso de lenço para mulheres que enfrentam a queda de cabelo pelos tratamentos contra a doença e também corte de cabelo, para os homens e mulheres que passavam pela Praça. O espaço reuniu ainda barracas com prêmios de beleza e informações sobre como fazer o autoexame e diagnosticar mais rapidamente a doença. O Poupatempo Animal aproveitou a ação para fazer atendimentos de animais carentes que  costumam circular pelo local. O evento contou ainda com atrações culturais e aulas de ginástica.

Além de toda a campanha de conscientização, a Prefeitura de Mauá tem reforçado e ampliado parcerias para atendimento à mulher. No início do ano, a carreta da mamografia realizou mais de 3.000 exames na cidade, zerando a fila de espera na cidade. A administração Um Novo Tempo renovou ainda a parceria com a Santa Casa de Mauá para realizar 800 mamografias mensalmente.

A primeira dama e presidente do Fundo Social comemora a boa adesão à campanha. “Temos notado que Mauá está cada vez mais engajada nossa luta pela saúde, pela valorização das mulheres. Estamos empenhados nessa luta e em ampliar parcerias para ajudar em todas as fases de tratamento”, diz Andreia.

Entre as parcerias para as mulheres que lutam contra a doença, o Fundo Social fechou cooperação com a clínica de estética na cidade para realizar gratuitamente a micropigmentação da aréola, espécie de tatuagem temporária destinada para mulheres que precisaram retirar totalmente o seio após a mastectomia.

Legenda: A presidente do Fundo Social e primeira dama Andreia participou de atividades para promover a prevenção ao câncer de mama