Mauá ganha unidade móvel para castração gratuita de animais

A partir de agora, Mauá, município do ABC Paulista, conta com um Castramóvel, veículo adaptado que servirá como centro cirúrgico para castração gratuita de cães e gatos. A unidade móvel foi entregue na manhã deste sábado (6), no Bairro do Jardim Feital, área periférica da cidade.

Foto externa do Castramóvel

O veículo percorrerá os bairros seguindo cronograma a ser divulgado antecipadamente nas redes sociais da Prefeitura de Mauá. É equipado com mesas cirúrgicas, ar-condicionado pia, e terá equipe composta por dois veterinários, motorista e um profissional da área administrativa.

Equipe do Castramóvel com o Prefeito Atila Jacomussi

O evento foi inaugural foi realizado com os devidos cuidados sanitários, evitando aglomerações, além do prefeito da cidade Atila Jacomussi (PSB), estiveram presentes o Secretário de Verde e Meio Ambiente, Temistocles Cristofaro e de toda a aquipe da UPA Animal do Município.

“Nossa cidade é referência quando o assunto é cuidar com amor e carinho de nossos animais e não seria diferente durante a pandemia do coronavírus. Neste sábado, os nossos bichinhos e a população ganharam mais um presente: o Castramóvel chegou em Mauá! Esse empenho se tornou possível devido a uma articulação de nosso governo com o deputado federal Ricardo Izar, que destinou emenda parlamentar de R$ 120 mil para a compra do veículo adaptado. Agora, os nossos serviços da causa animal contam com mais uma estrutura móvel que se soma à Kombi do Bem-Estar Animal e a primeira UPA Animal do Estado de São Paulo”, disse Atila em suas redes sociais.

IMPORTÂNCIA DA CASTRAÇÃO

Apenas no Brasil, são cerca de 100 milhões de animais abandonados e não há lares para tantos que nascem. A castração é uma garantia de que o animal não irá mais reproduzir e gerar filhotes, além de trazer uma série de benefícios para eles.

Nas fêmeas, reduz em 90% a incidência de câncer de mama, de ovários e útero, além de Tumor Venéreo Transmissível (TVT), Piometra (infecção no útero), etc. Nos machos, previne o câncer de próstata e de testículo, reduz os hormônios masculinos, tornando-os menos briguentos por território e disputa pelas fêmeas. Também ajuda a reduzir fugas e deixa a urina com menos cheiro.