Instituto Mauá de Tecnologia apoia projetos de Iniciação Científica

0

Com o objetivo de promover o contato dos alunos da graduação com a pesquisa e desenvolvimento, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) possui o Programa de Bolsas de Iniciação Científica CEUN-IMT. Em geral, os estudantes que se dedicam a essa atividade possuem interesse em adquirir experiência em projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica.

O IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados há quase 60 anos. “Sob a orientação de um pesquisador experiente, o estudante tem a oportunidade de participar de um projeto de pesquisa, desenvolvendo, assim, competências valiosas que contribuirão para a sua qualificação e consequente formação profissional diferenciada, permitindo sua atuação de forma plena, não somente no setor de pesquisa e desenvolvimento, mas também em qualquer uma das áreas de Administração, Design e Engenharia”, comenta o Pró-Reitor Acadêmico da Mauá, prof. Dr. Marcello Nitz.

As atividades previstas no projeto são executadas de forma disciplinada na obtenção, análise e interpretação de dados, utilizando-se criatividade e iniciativa, para possibilitar ao aluno aprender, de forma mais autônoma, a lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se sobre os avanços da ciência, da tecnologia e os desafios da inovação. Além disso, permite desenvolver habilidades de escrita, de apresentação em eventos e de sistematização de ideias.

“Vale destacar que a divulgação das respostas faz parte do projeto, ou seja, os principais resultados obtidos são apresentados externamente à Mauá, em eventos científicos. Alguns trabalhos alcançam nível de relevância e profundidade suficientes para sua publicação em periódicos científicos nacionais e internacionais”, reforça o Engenheiro Químico e membro da comissão de Iniciação Científica, prof. Dr. José Alberto Domingues Rodrigues.

Dessa forma, o aluno capacita-se não somente quanto a seu conhecimento científico-tecnológico, mas também quanto às competências socioemocionais necessárias para lidar com os principais desafios das futuras gerações e a sociedade toda só tem a ganhar com profissionais com essa formação.

Como o aluno da Mauá pode participar?

A participação no Programa de Iniciação Científica Mauá requer inicialmente que o aluno interessado procure um professor orientador que desenvolva pesquisa em tema de seu interesse. Depois desse contato e uma vez que o professor e o aluno estejam de acordo, deverá ser apresentado pelo professor orientador um pedido de bolsa de Iniciação Científica para o aluno. 

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT promove o ensino científico-tecnológico há 59 anos, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Com dois campi localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas.  O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização (MBA) nas áreas de Gestão, Design e Engenharia. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.