spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

É da Câmara: Em projeto, vereador propõe proibir coleiras antilatidos

PL (Projeto de Lei) 198/2023, que proíbe o uso de coleiras antilatidos, segue em debate no Legislativo paulistano. A proposta é de autoria do vereador Roberto Tripoli (PV) e foi aprovada em Plenário em primeira votação em 25 de agosto do ano passado.

Um dos objetivos do projeto é proibir o uso de coleiras que possuam qualquer tipo de dispositivo que emita estímulos sonoros, vibratórios, elétricos, eletrônicos ou odoríferos.

A proibição é para aquelas usadas para fins de adestramento ou para qualquer outra finalidade. Em caso de descumprimento, o responsável pela guarda do animal está sujeito à pena de multa de R$ 1 mil, dobrada na reincidência, ainda de acordo com o texto da proposta.

“Latir é uma conduta que integra o repertório natural do comportamento da espécie canina. Qualquer dispositivo capaz de inibir esse comportamento só pode se dar à custa de punição”, argumenta o vereador em sua justificativa.

Tripoli também reforça que muitos médicos veterinários e especialistas em comportamento animal reprovam o uso de coleiras com dispositivos “não só pelo sofrimento causado aos cães, mas também por não se conhecer os efeitos do uso dessas coleiras a curto ou a longo prazo”.

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles