Grande ABC ganha mais 257 policiais e 20 viaturas com novo batalhão de ações especiais da PM

0



Unidade, que atua desde abril em uma sede provisória em Santo André, terá posto físico em São Bernardo do Campo e atuará com caráter regional

As sete cidades passam a contar com o reforço de 257 policiais e 20 novas viaturas para atuar no Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep), que será instalado em São Bernardo do Campo e terá caráter regional. O novo equipamento foi apresentado aos prefeitos da região nesta terça-feira (6/8) pelo comandante da Polícia Militar no Grande ABC, coronel Renato Nery Machado, durante assembleia mensal do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

O 6º Baep atua desde abril em uma sede provisória em Santo André. Em seus primeiros quatro meses de operação, foram registrados 253 flagrantes na região, conforme balanço da corporação. O levantamento aponta apreensão de 49 veículos, 28 armas de fogo, 70 quilos de drogas, além de 130 prisões de criminosos.

“Realmente, foi um ganho do Consórcio ABC trazer o 6º Baep para o Grande ABC”, afirmou o coronel Nery. O comandante da PM na região explicou que os batalhões estão sendo implementados conforme cronograma definido pelo Governo do Estado.

Em relação ao Grande ABC, a unidade atua em todos os municípios e tem contado com a colaboração de todas as prefeituras. “A base ficará sediada em São Bernardo, mas a atuação do Baep será em toda a região. Faremos cronogramas diários para que as equipes façam operações em todas as cidades, de acordo com a estratégia traçada para cada localidade”, acrescentou o coronel. 



O tenente-coronel Gilson Hélio, comandante do 6º BAEP, apresentou aos prefeitos a estrutura do equipamento. Entre os principais compromissos estão agir como uma unidade operacional especial para restauração da ordem pública, atuar em operações de controle de distúrbios, combater o narcotráfico e o crime organizado, realizar patrulhamento tático na prevenção e repressão imediata nos crimes de grave ameaça e dar apoio ao policiamento ostensivo.



Para o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, a instalação do Baep é um ganho muito importante para a segurança pública da região.



“Esta é uma das principais conquistas do Consórcio ABC para as sete cidades. O Baep configura uma nova força tática de segurança para os municípios. É um novo modelo de gestão que funciona e traz resultados efetivos”, afirmou Paulo Serra.