spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Escolha de BRT como modal da linha 18 vai acirrar briga entre empresários de transportes da região

Por Samuel Boss

O Governador João Doria, o Vice-Governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia; o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy; o Prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando; o Prefeito de Santo André, Paulo Henrique Serra; e o Prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior; anunciaram nesta quarta-feira (3), no Palácio dos Bandeirantes, a solução de mobilidade urbana para a população do ABC Paulista. O BRT  (Bus Rapid Transit), ou Transporte Rápido por Ônibus foi o modal escolhido.

Essa novela que se arrasta  há mais de seis anos – que teve como ator principal o ex-governador Geraldo Alckmin- parece ter chegado ao fim.

Alckmin errou na escolha do modal, o monotrilho, e o novo governador,  João Doria uniu o útil ao agradável: reduziu o valor do investimento em quase 10 vezes  e se rendeu ao lobby do empresariado de transporte público da região.

A escolha do modal é parecido com o que temos no trólebus que liga Diadema, São bernardo do Campo, Santo André a São Mateus na capital. 

Porém, após a decisão, o ringue dos grandes empresários já está montado.

Bia Braga, responsável pela empresa Metra (que administra as linhas de trólebus), sai na frente com esse novo projeto do estado. Tem ‘nohall’ no setor e prestigio entre os tucanos da região.

Ronan Maria Pinto, personagem caricato e conhecido das sete cidades, não vai se render facilmente. Defensor ferrenho do modelo Monotrilho -apenas como demarcação de posição contra a sua concorrente- não se dará por vencido e poderá, e muito, botar água neste chopp.

Recentemente o seu jornal, Diário do Grande ABC, fez campanha aberta pelo monotrilho e inclusive dedicou algumas edições para atacar politicamente o prefeito Orlando Morando.

A escolha foi feita, a corrida começou e a briga também. Basta saber se quem vai ganhar será o usuário do ABC ou apenas os empresários e políticos da região. 

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles