spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Consórcio ABC trabalha ações de monitoramento ambiental e mudanças climáticas

Por sugestão a entidade regional, iniciativa estará à disposição dos municípios consorciados

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu na quarta-feira (7/2) a equipe técnica da Urbverde, plataforma de monitoramento ambiental do estado de São Paulo. A ferramenta fornece indicadores socioambientais atualizados para subsidiar estudos e políticas públicas.

Durante a reunião, o grupo apresentou o projeto intitulado “Políticas públicas para qualificação territorial orientada à adaptação climática e à redução das desigualdades”. A iniciativa tem como objetivos formular e analisar indicadores de monitoramento do Plano de Ação de Enfrentamento às Mudanças Climáticas do Grande ABC e elaborar o Plano de Ação Climática de Diadema.

Por sugestão do Consórcio ABC, a equipe da Urbverde concordou em oferecer o projeto às demais cidades interessadas. Graças à iniciativa, os municípios terão a possibilidade de gerar, automaticamente, mapas analíticos como mapa de cobertura vegetal, de sucessão das vegetações, de ilhas de calor e de frescor, bem como identificar através do viário as ruas que mais precisam de arborização.

A ferramenta auxilia na elaboração de iniciativas como os planos locais de mudanças climáticas local, de arborização, de zoneamentos, de definição de corredores ecológicos, além dos planos diretores.

A plataforma, inicialmente financiada pelo Edital de Apoio a Projetos Integrados de Pesquisa em Áreas Estratégicas (Pipae) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo (PRPI/USP), atualmente conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles