Por que o AAS é contraindicado em caso de dengue?

0

O AAS é um componente presente em grande parte das medicações vendidas nas drogarias que pode piorar a situação em vez de melhorá-la.

O Ácido Acetilsalicílico conhecido popularmente como AAS, é uma substância que reduz a atividade das plaquetas do sangue. A dengue já causa queda do número de plaquetas, e a substância aumenta ainda mais o risco de hemorragia. Portanto, todas as medicações que têm AAS na composição devem ser evitadas. Analgésicos como Doril e Melhoral e anti-inflamatórios como Aspirina são alguns dos remédios populares que contêm AAS na fórmula. Como dores na cabeça e no corpo são um dos primeiros sintomas da dengue, muita gente não hesita em tomá-los. Mas, em caso de suspeita da doença, recomenda-se ir ao médico e fazer um hemograma completo antes de tomar qualquer remédio.

Se a dengue for confirmada, o paciente terá de beber muito líquido e tomar remédios que contenham dipirona (Novalgina, por exemplo), substância analgésica e antitérmica que não influencia na coagulação das plaquetas.