spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Cães levam alegria para crianças internadas na pediatria do CHM

Na última sexta-feira (24), equipamento recebeu segunda edição da Pet Terapia

Assim como a personagem homônima da série Stranger Things, a cachorrinha Eleven também tem poderes especiais. Mesmo com o isolamento do vidro, a pug, dócil e curiosa, conseguiu abrir um sorriso no rosto do paciente Pedro Henrique Rocha Ondei, de 12 anos. Por meio da iniciativa do projeto social Pet Afeto e de estudantes de medicina, que cumprem horas no Centro Hospitalar Dr. Newton da Costa Brandão, a visita de três animais, na última sexta-feira (24), mudou a rotina de medicamentos, injeções e procedimentos vivida por crianças internadas na pediatria do equipamento municipal, seus familiares e funcionários do serviço.

A presença dos cachorros foi organizada com fins terapêuticos. Na ação, os animais – Eleven, o pug Neném e a schnauzer Mel –  visitaram os quartos da enfermaria infantil, acompanhados de seus tutores e voluntários do projeto Pet Afeto. As crianças em tratamento logo se animaram a  fazer carinho nos bichinhos, e as que estavam aptas para deixar os leitos, até levantaram para passear com os animais pelos corredores do andar.

Essa foi a segunda edição da Pet Terapia realizada no CHM. A primeira vez que os animais foram levados para o ambiente de tratamento foi no início do mês, por meio do Humaniza Ped, iniciativa de humanização desenvolvida na área de pediatria do Centro Hospitalar Municipal de Santo André. O Humaniza Ped faz parte do projeto de conclusão de estágio dos estudantes do 6º ano da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). A cada mês, um grupo diferente desenvolve uma atividade junto a pacientes e familiares.

A atividade com os cachorros trouxe conforto também para a mãe de Pedro, Marcela Fernandes Rocha Ondei, de 37 anos, que estava aflita pela internação do filho.

“Nós temos uma cachorrinha em casa e justamente por isso, ver o rostinho dele feliz é muito importante, porque eu estou sofrendo junto com ele”, comenta.

Para garantir total segurança à saúde das crianças e dos animais, todas as medidas de prevenção de zoonoses são tomadas.

“A gente faz uma avaliação dos animais levando em consideração comportamento, histórico de saúde e a partir disso, nós vemos se o animal tem perfil, porque não basta ele ser dócil com o seu tutor, ele precisa permitir que outras pessoas interajam com ele e ficar perto de animais. Os cães são vermifugados, vacinados, higienizados, recebem banho, tem toda a precaução para entrar no hospital”, explica a médica veterinária e fundadora do projeto social Pet Afeto, Suraia Aissami.

Bastidor Político
Bastidor Políticohttp://www.bastidorpolitico.com.br
Redação do site Bastidor Político. Veículo criado em 2016 com intuito de levar os bastidores da informação.

Popular Articles