São Caetano do Sul retoma e amplia programa de cirurgia bariátrica

0

A fila antiga de 169 candidatos à cirurgia passará por novas avaliações

A Prefeitura de São Caetano do Sul lançou nesta terça-feira (03/04) o Programa de Endoscopia e Cirurgia Bariátrica. A cidade foi a primeira do país, em 2008, a oferecer esse procedimento com recursos do próprio município, porém houve uma interrupção em 2013. E, agora, o programa volta ampliado e modernizado.

Em evento no Cise João Nicolau Braido, o prefeito José Auricchio Júnior falou que o cumprimento desse compromisso tem exigido um enorme trabalho de reorganização.

“Demoramos pouco mais de um ano porque a organização é complexa e precisa ser muito bem planejada para se garantir toda a segurança aos pacientes. Fomos pioneiros em 2008 e, mesmo dez anos depois, ainda somos a única cidade a oferecer esse tratamento à população”, afirmou o prefeito.

Uma fila antiga de 169 candidatos à cirurgia passará por novas avaliações. Todos serão reclassificados por índice de massa corpórea e haverá prioridade aos casos mais graves, respeitando-se a ordem cronológica. Outros 150 novos pacientes também passarão por uma equipe multidisciplinar formada por endocrinologistas e outros profissionais da área. O programa terá capacidade de realizar sete cirurgias por mês, totalmente custeadas pela Prefeitura.

A revitalização do Centro Cirúrgico do Hospital Márcia Braido está em sua fase final.

“Fizemos praticamente um Centro Cirúrgico novo, com equipamentos modernos e tudo apropriado para atender aos pacientes com obesidade. Tudo estudado e planejado com carinho”, disse a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

ENDOSCOPIA

Outra novidade é a endoscopia bariátrica. Inaugurado pela Prefeitura em maio de 2017, o Centro de Endoscopia Dr. Odair Manzini também integra o programa de obesidade. Alguns pacientes, de acordo com suas condições clínicas e de massa corpórea, poderão ser encaminhados para o procedimento de endoscopia bariátrica.

“Posso assegurar que temos em São Caetano do Sul uma equipe extremamente capacitada, com profissionais que estão entre os melhores do Brasil”, afirmou o prefeito Auricchio.

A equipe médica conta com os doutores Paulo Fernando Regina, Felipe Rossi, Eduardo Grecco e Marçal Rossi.