spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

27ª Festa Italiana de São Caetano começa neste sábado e terá Família Lima e Sérgio Reis

São Caetano do Sul comemora 142 anos de sua fundação. E a tradicional Festa Italiana, a terceira maior do tema no Estado (atrás da Festa de São Vito, no Brás, e da Festa de Nossa Senhora Achiropita, na Bela Vista), é um dos principais eventos comemorativos. A 27ª edição terá início neste sábado (3/8), seguindo pelos quatro fins de semana de agosto (dias 3, 4, 10, 11, 17, 18, 24 e 25), sempre a partir das 18h, na Praça Comendador Ermelino Matarazzo, no Bairro da Fundação.

Frequentada por milhares de pessoas desde sua criação, em 1993, a atividade reúne o melhor da música e da gastronomia do País da Bota. Neste ano, a Festa Italiana terá 26 barracas com pratos típicos (cada uma representando uma região da Itália), todas de entidades assistenciais credenciadas e aprovadas em chamamento público. A renda obtida com a venda das iguarias será totalmente revertida para as instituições de cunho social.

“A Festa Italiana é uma ocasião especial para o são-caetanense, por sua tradição, memória e pelo momento de encontro e convivência entre as famílias. Hoje em dia, já se trata de uma grande atração no Grande ABC e até na capital, pois também recebemos pessoas das cidades vizinhas. É uma grande confraternização”, afirma o prefeito José Auricchio Júnior.

Para garantir a tranquilidade do público, durante os dias de evento haverá monitoramento por câmeras de segurança em toda a extensão da festa. A Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e o Conselho Tutelar trabalharão em parceria para garantir a proteção do público.  

ATRAÇÕES

Entre as diversas atrações musicais e intervenções artísticas no palco da Festa está o tradicional show de Fred Rovella, presença tarimbada e que abre o evento no sábado (3). No dia, o cantor Tony Angeli apresenta seus sucessos. Quem também animará o público é a Família Lima, que se apresenta no domingo de Dia dos Pais (11/8), além do cantor Sérgio Reis, que encerra a festa no dia 25/8.

“É uma atividade de extrema importância para as entidades que dela participam e também para todo o morador de São Caetano, que conta com um ambiente festivo e de lazer que agrada a todas as faixas etárias, levando milhares de pessoas a cada edição”, diz o presidente da Comissão da Festa Italiana e presidente da Fundação Pró-Memória, Charly Farid Cury.

TERCEIRA MAIOR DO ESTADO

Criada em 1993, a Festa Italiana de Rua de San Gaetano, como era chamada em sua 1ª edição, foi uma forma de resgatar a tradição, datada do século 19, da realização de festas em homenagem ao santo padroeiro da cidade.

Naquela época, o dia de São Caetano Di Thiene (7 de agosto) era celebrado no bairro de fundação da cidade, ao redor da antiga capela, onde se encontra atualmente a Paróquia São Caetano. Sempre sucesso de público, o evento se consolidou na agenda municipal e tem sido realizado todos os anos, ininterruptamente.  

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles