Santo André inicia obras de revitalização e recuperação do Cine Theatro Carlos Gomes

0

Um dos principais símbolos culturais da cidade, equipamento é tombado e está fechado desde 2008 por causa de problemas estruturais

O prefeito Paulo Serra assinou neste sábado (23) ordem de serviço para início das obras de revitalização do Cine Theatro Carlos Gomes. Os elementos de interesse histórico deste marco simbólico da cidade serão totalmente recuperados e o local ganhará uma nova configuração, se transformando em um espaço multiuso, polo cultural e centro de convivência.   

O prefeito Paulo Serra comemorou o início de mais um resgate histórico. “Além da proposta de conceito e estrutura que entregaremos até o final do primeiro semestre, pretendemos estender o calçadão da Oliveira Lima até o Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, formando um grande Boulevard e um eixo cultural que irá incluir o Museu, que está no entorno. O centro da cidade ganhará ainda mais movimento, beneficiando o comércio, com maior circulação de pessoas”.

O projeto de recuperação do Cine Theatro Carlos Gomes, que trabalha com o conceito de praça coberta para permitir o trânsito do público, prevê a recuperação e preservação das estruturas e dos elementos protegidos pelo tombamento. Destacam-se a preservação das paredes laterais do corpo principal (plateia), bem como os ornamentos existentes (frisos e requadros), a boca de cena italiana e as paredes laterais de fundos do corpo secundário (palco e coxia).