spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

Santo André inicia obras da UPA Infantil Faisa

Com entrega prevista para o ano que vem, equipamento será o primeiro a prestar atendimento de perfil pediátrico no estado de São Paulo

A Prefeitura de Santo André iniciou na manhã deste sábado (9) as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Infantil Faisa. O equipamento, além de resgatar um dos principais símbolos do município, será o primeiro a atender exclusivamente o perfil pediátrico no estado de São Paulo.

A unidade será instalada na rua das Figueiras, onde atualmente funciona a UPA Central, e terá capacidade para realizar cerca de 15 mil atendimentos ao mês.

“Estamos trabalhando no resgate dos grandes símbolos da cidade, como a Feira da Fraternidade, o Parque do Pedroso e Paranapiacaba. Agora estamos resgatando a Faisa, como parte de um amplo investimento em melhoria da qualidade e modernização da saúde”, comemorou o prefeito Paulo Serra.

Durante as obras de adequação, a UPA Central permanecerá prestando atendimento e, após a inauguração da UPA Infantil Faisa, prevista para o ano que vem, os pacientes de idade adulta serão direcionados para os outros equipamentos de urgência e emergência do município. A recém-inaugurada UPA Perimetral é a opção mais próxima, a um quilômetro de distância.

Será investido cerca de R$ 1 milhão para que o equipamento seja informatizado e modernizado com os padrões do programa Qualisaúde. O espaço será entregue com ambiente preparado para o público infantil, além de contar com recepção, cinco consultórios, duas salas de classificação de risco, 15 leitos na ala amarela, seis leitos na sala vermelha e quatro leitos no isolamento. 

O investimento mensal para custeio do equipamento será de cerca de R$ 1,5 milhão, sendo metade desse valor proveniente de recurso federal.

Histórico – Criada em 1967, a Faisa (Fundação de Assistência à Infância de Santo André) foi durante muitos anos referência na saúde infantil. A rede de atendimento chegou a contar com 11 ambulatórios descentralizados com capacidade de 6.000 consultas ao mês, além de dois serviços de urgência e emergência.

A primeira e principal unidade da Faisa contava com 20 leitos para internação de casos clínicos de urgência e emergência. Em 2005, esse prédio deu lugar a um Pronto Atendimento voltado a todos os públicos, que posteriormente se tornou a UPA Central.

Samuel Boss
Samuel Boss
Iniciou sua carreira na criação do Blog do Vereador que se transformou no jornal de sátira política, Quarta Ordinária. Escreveu para os jornais Estação Notícia, Repórter Diário e Opinião Pública. Foi editor do Jornal A Voz de Ribeirão Pires e criador da TV São Caetano. Teve programas na TV+, EcoTV, TVABCD, Repórter Diário e Rádio ABC.

Popular Articles