Levantamento apontou o ABCValley, comunidade de inovação da região, como um dos principais fomentadores de negócios de tecnologia do Estado; Parque Tecnológico de Santo André integra o grupo
A ABCValley, a comunidade de inovação tecnológica da região do ABC, que tem o Parque Tecnológico de Santo André como um de seus integrantes, foi reconhecido pela Associação Brasileira de Startups como um dos principais fomentadores de negócios de tecnologia do Estado de São Paulo. O coletivo está presente, pela primeira vez, desde sua criação em 2015 (Confirmar) no mapeamento de comunidades de inovação, realizado pela Associação Brasileira de Startups, juntamente Sebrae for Startups, ação do Sebrae – Sp
Segundo o diretor do Parque Tecnológico, Ricardo Magnani, a inclusão da ABCValley no Mapa, encabeçado por uma entidade de abrangência nacional é muito importante porque representa o reconhecimento de que na região existe um ambiente favorável para quem quer empreender. “A questão de ter a ABCVAlley reconhecido pela ABStartups é sinalizar para quem está aqui na região que, se quiser empreender, terá apoio. Sinalizar que existe uma comunidade de suporte para integrar os atores, integrar as startups e fomentar o empreendedorismo. Além disso, tem mentores, pessoas que já passaram pelo ciclo de consolidar uma startup e agora desejam contribuir para que as empresas tenham sucesso mais rápido do que aquelas que trilharam todo o caminho”, explicou
A ABCValley é uma comunidade que tem como propósito promover o desenvolvimento do ecossistema de inovação da região por meio da criação de um ambiente que gere conexões espontâneas entre seus membros. É conduzida por um grupo de voluntários e está aberta para qualquer pessoa interessada em promover a inovação tecnológica. Composta por universidades, entidades governamentais, aceleradoras, investidores, startups e instituições, como o Parque Tecnológico de Santo André. O grupo propõe ações integradas a um plano estratégico pensado para promover a cultura empreendedora de inovação na região.
O secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro, Banzato, explica que o Parque Tecnológico faz parte da política pública de desenvolvimento da cidade e também. Foi criado em 2019 para ser um promotor do desenvolvimento econômico e social da região por meio da integração dos atores que compõe o ecossistema de inovação “Quando a gente fala de ambiente promotor de inovação, estamos falando de governo, universidades, investidores, entidades e OGNs (Organizações Não Governamentais). O poder público trabalha para ser o fio condutor desses atores”, disse Banzato.
O fortalecimento do empreendedorismo e da cultura inovadora é um dos três eixos do desenvolvimento econômico na cidade, além do desenvolvimento do ambiente de negócios e do aumento da competitividade das empresas. O diretor do Parque Tecnológico reforça que a presença do Parque Tecnológico no ABC Valley está ligado ao eixo três, que busca o fortalecimento dessa cultura empreendedora, por meio do apoio a quem quer empreender aqui na região. Para isso, o Parque Tecnológico, que irá ganhar um espaço físico até 2023 ( o Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo), promove quatro programas : o Bureau de Serviços, o Hub de Inovação o Capacitatech e o programa ConectCidade.
-O Hub de Inovação apoia e fomenta empresas que queiram desenvolver pesquisas, novos produtos e processos de forma sistemática e continuada. O Hub de Inovação do Parque Tecnológico faz a ligação entre estas empresas e startups, universidades, Centros Tecnológicos e ICTs (Institutos de Ciência e Tecnologia) da região, por intermédio de desafios, chamadas para colaboração, consórcios pré-competitivos e outros arranjos colaborativos
– O Bureau de Serviços é uma estrutura integrada de atendimento, que unifica a rede de serviços tecnológicos da cidade de Santo André e região. A ferramenta oferece mais de 120 serviços.
-CapacitaTech é uma plataforma que disponibiliza aproximadamente 7 mil cursos gratuitos na área de tecnologia da informação, além de dezenas de certificações. A plataforma foi idealizada pela Prefeitura de Santo André, por meio da Escola de Ouro Andreense e da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, e contou com a parceria do especialista em TI&C, Jaime Linhares Laibda Júnior.
– ConectiCidade faz parte de uma iniciativa que propõe a expansão de infraestrutura de conectividade e que a cidade de Santo André seja utilizada como laboratório para testes de diferentes soluções, ligadas às questões das cidades inteligentes. O conceito de “cidades inteligentes” pode ser aplicado às cidades que se propõem a resolver os problemas urbanos apoiados na aplicação de recursos tecnológicos específicos, sobretudo telecomunicações e internet das coisas, dados e serviços (IoT) e inteligência de dados para tomada de decisão em tempo reel.
Além do Parque Tecnológico, o mapeamento elenca como destaques da comunidade de inovação do ABC o instituto InovaNex, o Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul e o Polo Petroquímico. O levantamento aponta a existência de 55 Startups na região. Sendo que a maioria, 17% do total, atua no desenvolvimento de softwares, sistemas digitais e aplicativos. As startups que se dedicam a aprimorar produtos e serviços da área da saúde, são as que ficam em segundo lugar em termos de incidência, com 13% do total.