Coronavírus: Akira entrega material orientando população a procurar um farmacêutico, ex-ministro da Saúde rebate

No último domingo, o pré-candidato a prefeito de Rio Grande da Serra, Akira Auriani (PSB), distribuiu um material na feira da cidade orientando a população a procurar um Farmacêutico em caso de suspeita de Coronavírus. O ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), rebateu o vereador em suas redes “tá errado”.

Ao lado do Presidente do Conselho Regional de Farmácia, Dr. Marcos, Akira entregou o material abaixo:

O deputado federal, e ex-ministro, Alexandre Padilha (PT) rebateu em sua prestação de contas semanal.

“Tem um vereador pedindo para procurar um farmacêutico. Tá errado, não tem medicação ainda e o farmacêutico não pode prescrever a medicação, apenas o médico”, rebateu Padilha.

“Não procure um farmacêutico. Procure o SUS. Existe um protocolo a seguir”, escreveu Eirck.

O Conselho encaminhou nota explicando que:

A ação em Rio Grande da Serra, organizada pelo CRF-SP, teve o objetivo de orientar a população sobre o trabalho do farmacêutico, que é um profissional de saúde treinado para atuar nesse tipo de situação, mas nunca teve a pretensão de pedir à população para que procure o farmacêutico ao invés do médico.

Muitas vezes, a farmácia é o primeiro local procurado pela população ao ter algum tipo de sintoma, então é fundamental que o farmacêutico esteja preparado para orientar. O CRF-SP tem treinado os profissionais, por meio de capacitação, manuais de atendimento e inclusive uma há uma ficha de atendimento para ser utilizado em casos suspeitos, o farmacêutico em hipótese alguma dá o diagnóstico, nem prescreve medicamentos para tratar o novo coronavírus, mas encaminha os casos suspeitos ao tratamento adequado no hospital

Sobre o Coronavírus. Não procure um farmacêutico. Procure o SUS. Existe um protocolo a seguir. O Deputado Federal do…

Posted by Erick Depaula on Friday, March 13, 2020
https://m.facebook.com/groups/658088647536414?view=permalink&id=3869023216442925