Quase 200 funcionários da Saúde passam por consultas psicológicas gratuitas na quarentena

Em parceria com a plataforma OrienteMe, a Fundação do ABC passou a disponibilizar no final de junho atendimento psicológico gratuito a todos os seus 25 mil colaboradores – boa parte na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus. Em menos de um mês, o projeto registra 196 funcionários atendidos. Ao todo foram cerca de 100 sessões de terapia on-line e mais de 9 mil mensagens trocadas com os psicólogos. O trabalho se estenderá até outubro e a meta é atingir pelo menos 1.000 vidas.

O projeto é desenvolvido pelo Programa Qualidade de Vida do Departamento de Recursos Humanos da FUABC e pelo setor de RH do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). O objetivo é trabalhar o bem-estar e a saúde mental dos funcionários, por meio da assistência psicológica gratuita, uma vez que a categoria atua diretamente no combate à Covid-19 e está mais suscetível a desenvolver sintomas como tristeza, angústia e ansiedade.

Dos quase 200 profissionais já atendidos no ‘APP’ da OrienteMe, 27% trabalham na Central de Convênios, a maior unidade da FUABC. Em seguida vem a FMABC e o Hospital Estadual Mário Covas, com 18% cada, e o Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo, com 15%. Os complexos de São Caetano e de Mauá representam 6% cada.

As situações mais comuns identificadas na avaliação inicial dos pacientes são o estresse, a ansiedade e a depressão. Em relação aos temas dos atendimentos, a ansiedade é a queixa mais frequente. Contudo, outras situações também são bastante mencionadas, entre as quais o estresse, a autoestima, o trabalho, o autoconhecimento, as fobias e os medos.

Todas as informações estatísticas não estão ligadas diretamente aos nomes dos pacientes, o que garante o anonimato na análise dos dados. Sobre o perfil dos usuários, 81% são mulheres, 18% homens e 1% outros. Do total, 46% já haviam feito terapia e a maioria, 54%, nunca havia feito, o que demonstra a importância da abertura desse tipo de oportunidade na FUABC, especialmente nesse período de pandemia.