spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

top 5 da semana

spot_img

posts relacionados

A importância do Parque da Gruta de Santa Luzia para Mauá

Popularmente conhecido como Parque da Gruta, o Parque Municipal da Gruta de Santa Luzia é composto por uma grande área remanescente de mata nativa e áreas de reflorestamento com eucaliptos. Ele faz divisa com a área de proteção aos mananciais, sendo um refúgio para pequenos mamíferos, aves e répteis. Nele encontram-se nascentes do Rio Tamanduateí, integrante da bacia hidrográfica do alto Tietê, que atravessa, além de Mauá, os municípios de Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo, até desaguar no Rio Tietê. 

Com 450.899,68 m², a área provavelmente fez parte de uma fazenda pertencente aos beneditinos, entre os séculos XVI e XVIII, durante o período de ocupação da região. Mais tarde, parte dessa área passou para as mãos de particulares, recebendo o nome de Sítio Itapeva.

Em 2009 foram identificadas na área do Parque, sete espécies da flora que constam nas listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção. Os principais objetivos do parque são a proteção e a preservação dos ecossistemas naturais e da biodiversidade, podendo ser utilizado para fins científicos, culturais, educativos e recreativos, desde que compatíveis com tais objetivos.

O Parque da Gruta recebe durante a semana cerca de 600 pessoas dia, principalmente para atividades físicas, aos finais de semana muitas famílias. Além de estudantes de escolas públicas e privadas, de diferentes níveis de ensino, que nas visitas agendadas participam das trilhas monitoradas.

Gerente do parque (Renan Pessoa) com crianças no Dia Mundial da Água 

Atualmente o parque está sendo administrado por Renan Pessoa, bacharel em direito com experiência em políticas ambientais.

Mesmo com toda a situação política da cidade de Mauá, o Parque da Gruta parece ser um dos poucos equipamentos municipais sem interferência.

Popular Articles