Home Blog

Municípios do Alto Tietê fecham IEGM do último ano com nota C

0

Apenas Guararema registrou queda no índice do Tribunal de Contas

Todos os 12 municípios do Alto Tietê receberam nota C ou C+ no IEGM- Índice de Efetividade da Gestão Municipal do ano de 2023, no levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) foi criado em 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo para medir a eficiência das Prefeituras paulistas. Com foco em infraestrutura e processos, avalia a eficiência das políticas públicas em sete setores da administração saúde, planejamento, educação, gestão fiscal, proteção aos cidadãos (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação.

Guarulhos foi a única cidade do Alto Tietê a apresentar melhora no índice em relação ao ano anterior, transitando de C para C+, enquanto Guararema se isolou como único município da região a ter queda de sua nota, passando de B para C+.
Veja as notas dos 12 municípios:

  1. Arujá —  C+
  2. Biritiba Mirim — C
  3. Ferraz de Vasconselos — C
  4. Guararema — C+
  5. Guarulhos — C+
  6. Itaquaquicetuba — C
  7. Mogi das Cruzes — C+
  8. Poá — C
  9. Salesópolis — C
  10. Santa Branca — C
  11. Santa Isabel — C
  12. Suzano — C+

O indicador prevê cinco faixas de classificação das administrações: ‘altamente efetiva’ (nota A), ‘muito efetiva’ (B+), ‘efetiva’ (B), ‘em fase de adequação’ (C+) e com ‘baixo nível de adequação’ (C).

Sérgio Ciquera Rossi, Secretário-Diretor Geral da Corte, comentou o baixo índice dos municípios paulistas como um todo. “O que mais importa na ação do Tribunal de Contas é o resultado das políticas públicas. E o IEG-M veio para indicar onde estão os pontos fracos dos municípios em razão de problemas de gestão”, disse.

Significativa melhora’, diz hospital sobre estado de Tony Ramos, que já respira sem aparelhos

0

Artista de 75 anos foi submetido a uma cirurgia para drenar um coágulo no cérebro

Após ser submetido a uma cirurgia para drenar um hematoma subdural – um sangramento intracraniano, Tony Ramos apresentou uma significativa melhora na manhã desta sexta-feira, 17, segundo o boletim médico do hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio, onde o ator de 75 anos está internado depois de se sentir mal, ainda pela manhã de quinta, 16.

“O Hospital Samaritano Botafogo informa que o ator Tony Ramos foi submetido a uma cirurgia de drenagem de hematoma subdural (sangramento intracraniano) pela equipe do Dr. Paulo Niemeyer, na data de ontem (16/05). O paciente realizou uma nova tomografia de crânio na manhã de hoje (17/05), que mostrou significativa melhora. Tony Ramos respira sem auxílio de aparelhos, está lúcido e seu estado de saúde é estáv”. informa a nota enviada pela assessoria de imprensa do Samaritano ao EXTRA.

Auricchio recebe 80 novas Mães Acolhedoras, que iniciam o trabalho nesta sexta-feira nas escolas da Rede Municipal

0

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, recebeu na manhã desta quinta-feira (16/5), no Espaço Municipal das Telhas, no Anexo Administrativo ao Palácio da Cerâmica, 80 novas agentes do Programa Mães Acolhedoras, uma parceria das secretarias de Educação (Seeduc) e Assistência e Inclusão Social (Seais), que já conta com 620 mães. O evento contou com a presença das mães, que nesta sexta-feira (17) já iniciarão suas atividades nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

“Hoje é um dia muito importante para nós, não só para a Educação, mas para toda a cidade. Temos de agradecer a todas vocês, mães, por confiarem seu bem mais precioso (filhos) à Educação de São Caetano. Além disso, a partir de hoje vocês fazem parte de um grupo muito importante na evolução do nosso programa de Educação em tempo integral. Por fim, este não é apenas um programa de transferência de renda, mas uma oportunidade para  vocês se juntarem ao mundo da Educação, adquirindo experiências novas e fazendo aquilo que fazem de melhor e mais gostam, que é cuidar dos filhos”, ressaltou Auricchio.

A secretária de Educação, Minéa Fratelli, também deu as boas-vindas às novas mães acolhedoras. “Acima de tudo, é importante dizer que todas vocês estarão abrindo portas para o mercado de trabalho, conhecendo novas funções e estando ao lado dos filhos, vivenciando a rotina da Educação, que muitas vezes vocês só tinham conhecimento através das reuniões de pais.”

Já o secretário de Assistência e Inclusão Social, Thiago Mata, lembrou da questão familiar. “Além de tudo que já foi dito, não podemos esquecer que é um trabalho remunerado e também irá auxiliar no orçamento familiar”, acrescentou Mata.

MÃE ACOLHEDORA

Debora Dantas, mais conhecida como Deby, moradora do Bairro Santa Paula, estava ansiosa para iniciar logo o trabalho, que ela já conhece há algum tempo. “Sou professora de Educação Infantil, então já sei o que me espera, mas com certeza será uma experiência das mais gratificantes, pois assim como eu estarei cuidando dos filhos de outras mães, outras mães estarão zelando pela minha filha, a Lorene, de 5 anos”, finalizou Deby.

Santo André chega a 27 toneladas de itens doados para o Rio Grande do Sul

0

Sexto caminhão com donativos saiu nesta quinta-feira rumo à Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos

A Prefeitura de Santo André enviou nesta quinta-feira (16) o sexto caminhão com donativos para o Rio Grande do Sul. Pela manhã, um veículo carregado com mais de 8 toneladas de itens deixou a sede do Banco de Alimentos rumo à Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, de onde um avião levaria o montante até o Sul do país. A região vem sofrendo com as consequências das chuvas e dos alagamentos desde a semana passada.

Com mais este caminhão, carregado de água mineral, Santo André chegou a 27 toneladas de donativos enviados. Há dez dias, três caminhões já haviam feito este mesmo percurso, com colchões, cobertores, materiais de limpeza e roupas de cama. Na segunda-feira (13), um quarto veículo partiu do Centro de Resiliência às Emergências de Defesa Civil, enquanto na quarta-feira (15) o quinto saiu do Estádio Bruno Daniel.
 

Desde o início desta campanha, muitos itens foram arrecadados nas Lojas Solidárias e, após este minucioso processo de separação, kits de roupas, de higiene (incluindo fraldas e absorventes), de limpeza, de banho e de alimentos são montados para serem despachados, junto com colchões, cobertores, água mineral e outros.

“Os andreenses seguem demonstrando todo seu compromisso e poder de solidariedade ao atender a mais um pedido nosso para ajudar as famílias vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Nossas equipes seguem empenhadas em realizar a coleta, a triagem, montagem dos kits e organização dos itens que seguem para a Base Aérea. Agradecemos por tanto e continuaremos arrecadando para auxiliar ainda mais pessoas”, pontuou a presidente do Núcleo de Inovação Social e do Fundo Social de Solidariedade, Ana Claudia de Fabris.

As doações podem continuar sendo entregues nas Lojas Solidárias dos quatro shoppings centers de Santo André (ABC, no Piso Loft; Atrium, no Piso Térreo; Grand Plaza, no Piso Superior; e no Shoppinho, no Piso Álvares de Azevedo) e também na Coop Queirós (Avenida Queirós dos Santos, 456, Centro).

Vale ressaltar que, independentemente desta campanha emergencial em prol do Sul, o Fundo Social de Solidariedade segue auxiliando diariamente as 124 entidades assistenciais cadastradas no Banco de Alimentos, que ajudam aproximadamente 55 mil pessoas em situação de vulnerabilidade em Santo André.

Separação e identificação – As equipes do Fundo Social de Solidariedade empenhadas nesta ação em ajuda ao Rio Grande do Sul vêm realizando um trabalho intenso de triagem e montagem dos kits. Para tentar otimizar e dar celeridade, a coordenadora do Santo André Solidária, Denise Masselco, faz um pedido e levanta um questionamento aos andreenses.

“Verifique que todas as peças estão em bom estado de uso e higienizadas. Se possível, separe por tamanho, gênero e em embalagens identificadas com etiquetas. E os sapatos, garanta que estejam amarrados, para que não se percam no caminho. Você usaria o que está doando?”, perguntou Denise.

“E para quem quer doar alimento, pode montar uma cesta básica completa com arroz, feijão, açúcar, facilitando muito na hora de entregar. É importante também a gente encaminhar itens de higiene pessoais separados de produtos de limpeza, se possível em sacos transparentes, identificados e amarrados”, sugeriu a encarregada da Assistência Humanitária do Departamento de Proteção e Defesa Civil de Santo André, Daniela Vieira.

Auricchio presta contas de ações realizadas nos bairros São José, Cerâmica e Jardim São Caetano

0

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, iniciou na noite de segunda-feira (13/5) uma série de eventos de prestação de contas à população de São Caetano do Sul. O primeiro deles contemplou os bairros São José, Cerâmica e Jardim São Caetano, em ato que lotou o salão da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

“Tenho uma enorme gratidão aos moradores de São Caetano pela oportunidade de ser prefeito por quatro vezes. Exerço os mandatos olhando para as pessoas. Na política, a popularidade sobe e desce, mas credibilidade quem tem tem, quem não tem não compra na feira. Estou chegando ao final dessa jornada muito orgulhoso por ter feito tudo o que estava ao meu alcance. E vamos continuar realizando”, ressaltou Auricchio.

A declaração é embasada pelas centenas de ações realizadas no atual mandato. Obras, programas e serviços que fazem São Caetano seguir avançando com uma Saúde humanizada e com telemedicina, uma Educação que acolhe e prepara nossas crianças e adolescentes para o futuro, além de um amplo e fortalecido arco de proteção social, que não deixa ninguém para trás.

Entre as iniciativas já implementadas, Auricchio destacou a Tarifa Zero no transporte público municipal, o Atende Fácil Saúde e obras de combate às enchentes que minimizaram o transbordamento do Ribeirão dos Meninos.

Dezenas de ações foram realizadas especificamente nos bairros São José, Cerâmica e Jardim São Caetano, como a inauguração da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Claudio Prieto, da Ubasa (Unidade Básica de Saúde Animal) e da Praça da Família Francisco José da Silva.

O chefe do Executivo também pontuou grandes obras que serão entregues até o fim do ano, como o Pronto Cardio, a ampliação do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, o Complexo Educacional, Esportivo e Cultural do Bairro Mauá, o Novo Viaduto Independência, o Novo Terminal Rodoviário, o Complexo de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência, o Novo Parque Tamoyo e o Novo Parque Linear da Avenida Presidente Kennedy.

O deputado estadual Thiago Auricchio também participou do ato, assim como vereadores e secretários municipais.

Sheila Mello surpreende ao falar de amizade com Scheila Carvalho: ‘Não tive esse encontro com ela’

0

Ex-Loira do Tchan dividiu os palcos com a morena por cinco anos
Ex-loira do Tchan e hoje dona de clínica de estética, Sheia Mello, de 45 anos, surpreendeu ao falar de amizade com a companheira de grupo Scheila Carvalho. As duas dançaram juntas por cinco anos, de 1998 a 2003, mas, ao contrário do que muitos pensam, não criaram um elo de amizade assim tão forte. “Não sou amiga da Carvalho que nem eu sou amiga do Jacaré, nesse nível de cumplicidade. Eu não tive esse encontro com a Carvalho, desse lugar: de ter um problema e ligar para ela. Com o Jacaré, eu tenho. Ele é meu melhor amigo também fora do É o tchan”, revelou Sheila, em entrevista ao ‘Programa da Tarde”, da TV do Meio.

Wanessa revela libertação após’cancelamento’ no BBB 24: ‘Tinha muita vergonha’A cantora avaliou sua passagem na casa mais vigiada do Brasil

0

Wanessa Camargo, que causou polêmica durante sua participação no BBB 24, onde chegou a ter sido expulsa, fez uma breve análise em torno da exposição sobre sua
vida pessoal, ocasionada pela experiência no reality show.

Em entrevista à revista Quem, a cantora contou que o confinamento na casa mais vigiada do Brasil a ‘libertou’ da imagem que foi construída desde o início de sua carreira.
‘É uma experiência muito diferente de qualquer coisa que você viver na vida.
Você passa por uma exposição que não existe igual. Acordar com remela no olho, como acordei, vai fazer um raio-X, contou
Wanessa. A filha de Zezé Di Camargo, que foi ‘cancelada’, destacou ter deixado à mostra suas versões mais vulneráveis
para o público do BBB 24.

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

0

O narrador esportivo Silvio Luiz morreu aos 89 anos. A informação foi confirmada pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, onde ele estava internado em coma induzido e intubado desde o dia 8 de maio. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos.

O jornalista passava por uma situação delicada de saúde desde o início de abril, quando passou mal e foi socorrido durante a transmissão da final do Campeonato Paulista na Record. Na época, ele chegou a ficar internado, saiu, mas retornou logo depois, quando foi diretamente intubado.

Programa Tarifa Zero da Prefeitura de São Caetano recebe Prêmio Inovacidade no Smart City Brazil 2024 

0

A Prefeitura de São Caetano do Sul, com seu Programa Tarifa Zero, recebeu o Prêmio Inovacidade do Instituto Smart City Business America, que reconhece as iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. A cerimônia aconteceu na terça-feira (14/5), no Pro Magno Centro de Eventos, na capital. O Smart City Brazil 2024 (SCB-Br24) termina nesta quarta-feira (15).

“O Tarifa Zero demonstrou que é possível implementar políticas de transporte público inovadoras e acessíveis, mesmo em um contexto de desafios financeiros e infraestruturais. Como resultado, São Caetano se destacou como uma cidade interessada em promover a mobilidade urbana sustentável e inclusiva”,  ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior.

Com o tema Nova Agenda Urbana, o SCB-Br24 tem como objetivos dar vida a essa visão de cidades que prosperam, evoluem e florescem com base nas necessidades e aspirações de cada cidadão e onde os negócios estão aliados às necessidades. Tem como premissas a construção de um ecossistema sólido e autossuficiente na América, fomentar a colaboração, a troca de ideias, perspectivas e soluções inovadoras entre especialistas, líderes do setor e gestores públicos e privados, e auxiliar os municípios na transição para um modelo de gestão e tecnologia inteligentes.

“Receber o Inovacidade pelo Tarifa Zero é um reconhecimento incrível do compromisso de São Caetano do Sul com a inovação e a busca por soluções criativas para questões de mobilidade urbana. Este projeto demonstra um esforço significativo para tornar o transporte público mais acessível e sustentável para todos os cidadãos”, acrescentou o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Diego Santos Vido Faria, que representou o prefeito Auricchio na cerimônia.

PRÊMIO INOVACIDADE

Em 2024, o Prêmio inovaCidade teve 128 inscrições e selecionou 43 projetos e iniciativas com impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados pela administração pública, iniciativa privada e Entidades da Sociedade Civil. Entre elas, o exitoso Tarifa Zero, implementado em novembro de 2023, que trouxe uma inovação significativa no cenário do transporte público brasileiro, ao oferecer gratuidade à população, iniciativa que destacou-se como uma das primeiras experiências do tipo no país e promoveu uma mobilidade urbana mais acessível e equitativa.

Essa proposta inovadora proporcionou uma mobilidade urbana acessível, uma redistribuição mais equitativa dos recursos públicos, direcionando-os para um serviço essencial para a população. Ao eliminar a tarifa de transporte público, o programa eliminou uma barreira financeira para os cidadãos, facilitando o acesso a empregos, serviços e atividades sociais. 

Além disso, o Tarifa Zero representou uma abordagem criativa para lidar com os desafios da mobilidade urbana, buscando soluções que beneficiassem diretamente os residentes da cidade. Ao incentivar o uso do transporte público, a iniciativa teve o potencial de reduzir o tráfego de veículos particulares, contribuindo para a diminuição da poluição e dos congestionamentos nas ruas. 

Gabi Martins ousa com look sem nada por baixo e mostra marquinha

0

I’m Gabi Martins, de 27 anos, surpreendeu o público na noite desta terça-feira (14/05),

Nas imagens, feitas em Goiânia, a cantora e compositora apostou em um look sem nada por baixo, um colete jeans e um boné. Além disso, ela revelou o resultado do bronzeado, com uma marquinha de sol bem evidente. “Mas o que fazer se só dá você na minha vida? Te amo Goiânia”, escreveu ela na legenda da publicação.

Latest article

Municípios do Alto Tietê fecham IEGM do último ano com nota C

0
Apenas Guararema registrou queda no índice do Tribunal de Contas Todos os 12 municípios do Alto Tietê receberam nota C ou C+ no IEGM- Índice...

Significativa melhora’, diz hospital sobre estado de Tony Ramos, que já respira sem aparelhos

0
Artista de 75 anos foi submetido a uma cirurgia para drenar um coágulo no cérebro Após ser submetido a uma cirurgia para drenar um hematoma...

Auricchio recebe 80 novas Mães Acolhedoras, que iniciam o trabalho nesta sexta-feira nas escolas...

0
O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, recebeu na manhã desta quinta-feira (16/5), no Espaço Municipal das Telhas, no Anexo Administrativo...