Vacinação das crianças avança em Ribeirão Pires

0

Cidade tem realizado a imunização de forma escalonada em um único ponto na cidade

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires segue imunizando as crianças contra a covid-19 na cidade. Nos próximos dias, serão vacinadas as faixas-etárias de quem possui seis anos na sexta-feira, dia 28 e cinco anos no sábado, dia 29. Até o momento, 2.339 crianças foram vacinadas.  

A imunização é centralizada na Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm I (Av. 1º de maio, 170 Jd. Itacolomy),   único ponto destinado a este público-alvo. Ao chegarem no local, os pais realizam o cadastro e são direcionadas a uma das oito salas disponíveis para aplicação da vacina em seus filhos. Organização que vem sendo aprovada, como destaca Franciele Matilde de Moura, mãe da Beatriz de 10 anos e do Bryan, de sete, que foram vacinados nesta quinta-feira.  “Gostei muito. Bem organizado, não tem como ser muito rápido devido a quantidade de pessoas, mas o trabalho dos profissionais tem sido perfeito”. elogiou. 

A mobilização dos profissionais de saúde também tem acelerado o processo de imunização. De acordo com Sandra Brandão, diretora de enfermagem do Município, são 30 trabalhadores por dia envolvidos no processo. É o caso da técnica de enfermagem Mayara Moretti. “É um trabalho em equipe desenvolvido para alcançar o maior número de crianças vacinadas. É gratificante ver que as crianças vem falando que vai tomar a picadinha da liberdade”, comentou. 

Comunicação leve e descontraída – Se por uma lado a vacinação está ocorrendo de forma tranquila e sendo bem avaliada, por outro, através das redes sociais, não é muito diferente. O Departamento de Comunicação da prefeitura tem investido em memes e desenhos que fazem parte da geração das crianças para incentivar a imunização. De acordo com Samuel Boss, chefe do departamento, a estratégia tem sido assertiva. “Tivemos um feedback muito positivo durante a vacinação dos adolescentes, onde alcançamos pessoas que não eram da cidade e que passaram a nos acompanhar para imaginar qual seria o meme da próxima faixa-etária. Com as crianças não é muito diferente, há uma mudança de linguagem, adaptável a este público, mas que trabalha a informação correta de forma leve e descontraída”, destacou. 

Para a vacinação em Ribeirão Pires é necessário levar o CPF, documento com foto, cartão SUS e carteirinha de vacinação. A imunização acontece das 9h às 16h na Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm I.