Lei ‘Abril de Olhos Abertos” é aprovada pela Câmara de São Caetano

0

Lei institui campanha de conscientização e prevenção de doenças oftalmológicas em São Caetano

Os parlamentares da Câmara de São Caetano do Sul aprovaram, em unanimidade, no último dia 19, Projeto de Lei nº

4818/17, de autoria do vereador Ubiratan Figueiredo da ONG (PR), que institui no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município ação anual sobre a conscientização e importância da realização de exames de rotina para prevenção de doenças e percepções oftalmológicas em todas as idades. O projeto aprovado pelo legislativo foi encaminhado para sanção do prefeito José Auricchio Júnior.

Denominado de Abril de Olhos Abertos, a proposta visa uma campanha específica no referido mês, dedicado à prevenção da cegueira, para informar a população, mediante exposições didáticas e divulgação de informações, sobre os sintomas e consequências de patologias que afetam a saúde visual, bem como a importância do diagnóstico precoce.

 “As campanhas desenvolvem papel fundamental para a conscientização da população e triagem daqueles indivíduos suspeitos. O munícipe não possui o hábito de fazer consultas regulares ao oftalmologista em intervalos saudáveis, permitindo que doenças graves se desenvolvam.”, pontuou o vereador.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 246 milhões de pessoas sofrem de algum tipo de problema ocular que causa perda média ou completa da visão. Entre 60% e 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados com a realização de exames e diagnóstico precoce